Na noite desta quarta-feira (12/03), será possível através do Youtube ver ao vivo a transmissão da decolagem da missão Crew-10 da SpaceX, diretamente do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, nos Estados Unidos. Serão enviados quatro astronautas com destino a Estação Espacial Internacional (ISS), através da nave Crew Dragon. Quem quiser conferir esse evento astronáutico, poderá assistir a partir das 20h48 (horário de Brasília), no perfil oficial da Nasa.
A previsão de chegada é na quinta-feira (13) às 7h (horário de Brasília) e quando a nave espacial estiver no local, o evento também será transmitido pela agência norte-americana, a partir das 5h15 (horário de Brasília). Os astronautas são: Anne McClain,Takuya Onishi, Nichole Ayers e Kirill Peskov com o objetivo de render a Starliner, no qual estão Butch Wilmore e Suni Williams, que ainda não conseguiram retornar para a Terra.
O que aconteceu com Butch Wilmore e Suni Williams?
No dia 5 de junho de 2024, Butch Wilmore e Suni Williams foram aviados através da espaçonave Starliner da Boeing para uma missão, mas por causa de alguns problemas na nave, a missão precisou ser estendida e a dupla de astronautas ficaram presos no espaço, chamando a atenção do mundo todo.
Inclusive, o tempo que Wilmore e Williams estão no espaço se tornou pauta política, pois o presidente Donald Trump e seu conselheiro próximo Elon Musk acusaram o ex-presidente Joe Biden de abandonar a dupla. Vale ressaltar que Musk é chefe da SpaceX e chegou a dizer, sem provas, de que havia oferecido a Biden uma missão de “resgate” fora das rotações de rotina da tripulação.
Apesar desses conflitos políticos, a Nasa quer que os tripulantes retornem o mais rápido possível, depois de nove meses em microgravidade e caminhadas espaciais. Com tudo ocorrendo bem, eles estarão de volta à Terra no dia 19 de março.