Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas (Cetep/MRC), em Ipiaú, no interior da Bahia, desenvolveram um chocolate voltado para pacientes com diabetes tipo 2. Eles nomearam a invenção de ChocoMed. Os envolvidos foram Lívia Bispo, de 17 anos, Elias Costa, de 18, e Adígena Neta, também de 17, alunos do curso técnico de Biotecnologia. Eles contaram com a orientação do professor Lucas da Conceição.
O perigo do chocolate para pacientes com diabetes é que o alimento é rico em açúcar, mas esses pacientes já têm níveis relativamente altos da substância no sangue porque a doença causa produção insuficiente ou má absorção da insulina, a responsável por controlar os níveis de açúcar no sangue, mandando as moléculas de glicose para o interior das células, onde vão gerar energia.
Como o chocolate criado pelos estudantes é mais adequado para pessoas com diabetes
O diferencial do ChocoMed é que ele utiliza ingredientes de baixo valor glicêmico, ou seja, que não aumentam muitos os níveis de açúcar no sangue. De acordo com o g1, o projeto surgiu há cerca de um ano. Uma das estudantes, Lívia Bispo, explica que eles mergulharem em pesquisas para entender os melhores ingredientes para a receita e os melhores processos para desenvolver o produto.
A fórmula do ChocoMed usa cacau 70%, manteiga de cacau, leite em pó zero lactose e uma mistura de farinha de semente de abóbora com a polpa do melão-de-são-caetano, além de não contar com nenhuma adição de açúcar. O professor que supervisou o projeto, Lucas da Conceição, explica que esses ingredientes não apenas têm baixos índices glicêmicos, mas também pode auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, contribuindo para a regulação metabólica.
Vale destacar que o produto ainda está em fase de desenvolvimento e ampliação e ainda não está pronto para comercialização, que dependeria de novos estudos, além de investidores, patrocinadores e obtenção de patente. Os estudantes pretendem continuar ampliando a pesquisa, para transformar o ChocoMed em uma linha de produtos.




