Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Árvore de 44 metros, equivalente a um prédio de 14 andares, cai em Santa Catarina

Por Alan da Silva
15/05/2026
Em Geral
0
Queda do “Pinheirão” (Foto: Katia Pichelli/Embrapa Florestas)

Queda do “Pinheirão” (Foto: Katia Pichelli/Embrapa Florestas)

A queda da araucária “Pinheirão”, uma das maiores do Brasil, em Caçador, Santa Catarina, impulsionou uma ação emergente para preservar seu material genético. Com altura de 44 metros, equivalente a um prédio de 14 andares, a árvore era a quarta maior do país e um símbolo da Estação Experimental da Embrapa Florestas.

A urgência de proteger suas características únicas motivou os pesquisadores a iniciar a clonagem, buscando garantir a continuidade genética do Pinheirão.

Clonagem genética

A clonagem de araucárias, um método já testado no Paraná, surge como solução para a preservação da “Pinheirão”. Essa técnica envolve a extração e enxertia de partes do tronco, visando criá-las geneticamente superiores e, idealmente, com frutificação precoce.

Embora o tronco oco impeça a contagem de anéis de crescimento, dificultando a determinação exata da idade, cada etapa revelará detalhes críticos da árvore monumental.

Desafios ambientais

Os cientistas enfrentam dificuldades significativas devido às condições climáticas extremas que afetam a região sul de Santa Catarina, como chuvas intensas que podem enfraquecer a estabilidade das raízes. A análise estrutural do tronco pode oferecer insights valiosos sobre o crescimento e resistência das araucárias antigas, ajudando a aprofundar o conhecimento sobre essas gigantes da Mata Atlântica.

O projeto de clonagem avança constantemente. Com o material genético recuperado da “Pinheirão”, os cientistas esperam resultados promissores no curto prazo. A comunidade científica aguarda com expectativa as novidades que poderão emergir desse processo.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Imagem: Agência Brasil

Motoristas que forem flagrados usando esse tipo de óculos vão receber multa de R$ 880,41 e perder a CNH

Confira!

inss

INSS alerta aposentados e pensionistas para validação digital; benefícios podem ser suspensos a partir de 27/07

01/07/2026
seleção copa brasil

Seleção surpreende rivais, confirma saída da Copa do Mundo e demite treinador

01/07/2026
pílulas remedios medicamento

Adeus, dipirona: Anvisa proíbe a venda do medicamento no Brasil

01/07/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix