Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Anvisa emite alerta para brasileiros que usam remédios para colesterol

Por Pedro Silvini
10/06/2026
Em Geral
0
Anvisa

(Reprodução/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Pacientes que utilizam medicamentos para controle do colesterol receberam um alerta após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a suspensão da comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de remédios da classe das estatinas, amplamente prescritos para reduzir os níveis do colesterol LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim.

A medida envolve medicamentos produzidos pela Cimed Indústria S.A. e foi divulgada após a identificação de uma possível mistura de embalagens entre dois produtos distintos: a atorvastatina cálcica e a rosuvastatina cálcica.

Segundo informações publicadas no Diário Oficial da União, o recolhimento ocorreu de forma voluntária e preventiva por iniciativa da fabricante. A suspeita é de que embalagens de rosuvastatina tenham sido utilizadas em unidades de atorvastatina pertencentes aos lotes afetados.

Medicamentos são amplamente utilizados no tratamento do colesterol

As estatinas estão entre os medicamentos mais prescritos para prevenção de doenças cardiovasculares. Elas atuam bloqueando uma enzima responsável pela produção de colesterol no fígado, contribuindo para a redução dos níveis de LDL no sangue e diminuindo os riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A suspensão anunciada pela Anvisa envolve os lotes 2424299 da Rosuvastatina 20 mg e da Atorvastatina Cálcica 40 mg.

De acordo com a agência reguladora, a medida busca evitar possíveis riscos decorrentes da troca de embalagens, garantindo que os pacientes recebam exatamente o medicamento prescrito por seus médicos.

Empresa diz que recolhimento já foi realizado

Em nota, a Cimed informou que o episódio ocorreu em 2025 e que o recolhimento dos produtos foi realizado ainda naquele período, após comunicação à Anvisa.

A farmacêutica afirmou que a ação teve caráter preventivo e destacou que, caso algum consumidor ainda possua unidades pertencentes aos lotes envolvidos, deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para receber orientações sobre os procedimentos adequados.

Segundo a empresa, o atendimento pode ser realizado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-704-4647, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados.

Outro medicamento também foi alvo de recolhimento

Além das estatinas, a Anvisa também determinou medidas envolvendo o medicamento fosfato dissódico de dexametasona 4 mg/ml solução injetável, produzido pela Hypofarma.

Nesse caso, o recolhimento voluntário do lote 25091566 ocorreu após a identificação de turvação da solução quando diluída em associação com determinados medicamentos.

A orientação para pacientes é não interromper tratamentos por conta própria e procurar orientação médica ou farmacêutica caso tenham dúvidas sobre os medicamentos em uso ou identifiquem produtos pertencentes aos lotes mencionados pela Anvisa.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
vacina calixcoca

Quem já recebeu a vacina da dengue deve se preocupar? Especialistas explicam o que fazer agora

Confira!

Posto de Gasolina Imposto

Postos vão vender gasolina a R$ 4,24 nos dias 10/06, 11/06 e 12/06

10/06/2026
bolsa família

Bolsa Família diminui o risco de morte, apontam especialistas

10/06/2026
vacina calixcoca

Quem já recebeu a vacina da dengue deve se preocupar? Especialistas explicam o que fazer agora

10/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix