O governo federal deve lançar em breve um novo programa para refinanciamento de dívidas fiscais dos microempreendedores individuais (MEIs). Segundo o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, declarou ao Globo, o programa permitirá que esses empreendedores parcelem suas dívidas em até 12 anos.
A iniciativa, anunciada pelo ministro do Empreendedorismo, se destina principalmente a MEIs com débitos de até R$ 20 mil. A proposta prevê descontos de até 70% e prestações mínimas de R$ 25, com o objetivo de facilitar a regularização fiscal dos pequenos empresários.
Impacto fiscal
Espera-se que, até 2027, o impacto fiscal desse programa chegue a R$ 2 bilhões. Este valor já está considerado na peça orçamentária projetada pelo governo.
Além do refinanciamento, há também um projeto para aumentar gradualmente o teto de faturamento dos MEIs, com valores que alcançam R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028. O projeto foi enviado ao Congresso Nacional em junho de 2026.
Implicações para os microempreendedores
Parte de uma estratégia maior, o programa busca apoiar os MEIs durante períodos de estresse econômico, oferecendo não só alívio fiscal, mas também oportunidades para crescimento sustentável. As medidas visam motivar os empresários a formalizarem seus negócios, o que deve elevar a arrecadação e dinamizar o mercado.
Os próximos meses serão decisivos para a implementação dessas medidas. O foco imediato do governo é garantir que as atuais propostas sejam efetivamente executadas, enquanto se discute no Congresso a ampliação do teto de faturamento para MEIs.




