Popular principalmente no Sul do país, o chá de erva-mate tem um sabor marcante e a sua dose de cafeína torna ele uma boa opção para aqueles momentos em que você precisa “despertar”. Mas você sabia que a bebida também pode ser uma aliada no processo de emagrecimento?
Primeiro, estudos já demonstraram que a cafeína pode ajudar na contração dos músculos, diminuindo o cansaço e melhorando o seu desempenho físico. Com os exercícios sendo uma parte fundamental de qualquer processo de emagrecimento, você já entende por que o chá pode ser um bom aliado.
E tem mais: segundo o Healthline, estudos recentes sugerem que o chá de erva-mate ajuda a diminuir as células de gordura pelo corpo, tanto em quantidade quanto em tamanho de gordura que elas mantêm. “Ele contém compostos chamados metilxantinas, que podem promover a perda de peso, acelerando o metabolismo, aumentando a oxidação da gordura e aumentando a quantidade de energia que seu corpo queima”, explica o Medical News Today.
Mas vale destacar: o chá sozinho não vai conseguir fazer muita diferença no seu peso. É preciso associar o seu uso a um estilo de vida mais equilibrado, com uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.
Chá de erva-mate pode ajudar a prevenir diabetes
Outro benefício da planta típica é auxiliar no metabolismo do açúcar no sangue, diminuindo os níveis da substância. O MateMundo explica que o responsável por isso é o ácido clorogénico presente na planta, que aumenta a sensibilidade do organismo à insulina, atrasando a entrada do açúcar no sangue. O site conta que estudos de longo prazo até sugerem que a planta reduz o risco de diabetes e pode ser incluída no tratamento de diabetes tipo 2.