Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Santander tem queda de 1,9% no lucro e alta da inadimplência no 1º trimestre de 2026

Por Pedro Silvini
21/09/2026
Em Geral
0
Santander

(Reprodução/Santander)

O Santander Brasil divulgou resultados do primeiro trimestre de 2026 com queda no lucro e aumento da inadimplência, cenário que acende um alerta para clientes com dívidas ativas na instituição. O banco registrou lucro líquido recorrente de R$ 3,78 bilhões, recuo de 1,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Recomendado para você

  • Benefício do INSSNova regra do INSS pode afetar aposentados e pensionistas que não tiverem biometria cadastrada
  • conta de luzPesquisa revela que 83,9 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso e aponta o maior culpado
  • supermercadoAlimento tão básico quanto carne e arroz já está caro, mas preço pode ficar ainda maior em 2027 para os brasileiros
  • Restaurante comerBrasileiros que almoçam fora todos os dias precisam saber quanto esse hábito pode custar no fim do mês

O desempenho veio abaixo das expectativas do mercado e reflete um ambiente econômico mais desafiador, marcado por juros elevados e maior endividamento de famílias e empresas.

Um dos principais pontos de atenção é o avanço da inadimplência. O índice de atrasos acima de 90 dias subiu para 3,3% no período, ante 2,8% um ano antes. Entre pessoas físicas, a taxa chegou a 4,9%, enquanto pequenas e médias empresas registraram índice ainda mais elevado, de 6%.

Recomendado para você

  • urna eleiçõesPesquisa revela de onde vão vir os votos que terão peso decisivo na eleição para Presidente do Brasil em 2026
  • INSSQuem recebe benefício do INSS precisa saber da mudança que vai tornar novo documento obrigatório e aposentados e pensionistas já sabem quando precisarão do documento
  • EgitoFaraó morto há mais de 3 mil anos viaja de avião para Paris e é recebido como chefe de Estado
  • josé leonardo virginiaCaçula de Virginia e Zé Felipe sofre acidente, vai parar no hospital e assusta todo o Brasil

Segundo o banco, a piora foi mais intensa entre clientes de menor renda e empresas de menor porte, justamente os mais impactados pelo aumento do custo do crédito.

O cenário está diretamente ligado à taxa básica de juros, a Selic, que avançou de 13,25% para 15% no intervalo de um ano, encarecendo financiamentos, cartões de crédito e empréstimos.

Impactos para quem tem dívida

Com juros mais altos e aumento dos atrasos, especialistas apontam que o risco de inadimplência tende a crescer, o que pode resultar em maior restrição de crédito, renegociações mais rígidas e dificuldades para novos financiamentos.

Além disso, clientes que atrasam pagamentos podem enfrentar cobranças adicionais, negativação do nome e aumento do saldo devedor devido aos encargos.

Banco reduz estrutura e mantém expansão de clientes

O Santander também promoveu ajustes internos, com o fechamento de 48 agências no trimestre e redução no número de funcionários ao longo dos últimos 12 meses. Apesar disso, a base de clientes pessoa física cresceu 6% em um ano, chegando a 75,2 milhões.

A carteira de crédito totalizou R$ 705,5 bilhões, com leve queda no trimestre, refletindo a retração em linhas como crédito consignado e cartões.

Mesmo com a queda no lucro, o banco afirma manter foco em crescimento sustentável. No entanto, o ambiente econômico segue pressionado, o que exige cautela dos consumidores.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Benefício do INSS

Nova regra do INSS pode afetar aposentados e pensionistas que não tiverem biometria cadastrada

22/09/2026
conta de luz

Pesquisa revela que 83,9 milhões de brasileiros estão com dívidas em atraso e aponta o maior culpado

22/09/2026
supermercado

Alimento tão básico quanto carne e arroz já está caro, mas preço pode ficar ainda maior em 2027 para os brasileiros

22/09/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix