Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Aposentados do INSS podem receber dinheiro de volta após banco ser obrigado a devolver valores

Por Pedro Silvini
16/06/2026
Em Geral
0
Idosa aposentada no INSS

(Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Uma série de decisões recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ) endureceu as regras para a contratação de empréstimos consignados por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente no caso de beneficiários analfabetos. Em um dos processos analisados, a Corte determinou a devolução dos valores descontados após considerar inválido o contrato firmado com o segurado.

Os ministros entenderam que o uso de cartão bancário, senha ou mesmo o recebimento do dinheiro não substituem as exigências previstas no artigo 595 do Código Civil para contratos assinados por pessoas analfabetas.

A Terceira Turma do STJ considerou que contratos firmados sem a observância das formalidades legais não possuem validade. Pela legislação, documentos assinados por pessoas analfabetas precisam ser assinados a rogo, quando outra pessoa assina em nome do contratante, e contar com a assinatura de duas testemunhas.

Em outra frente, a Segunda Seção do tribunal iniciou o julgamento do Tema 1.116 dos recursos repetitivos, que deverá estabelecer uma tese vinculante sobre o assunto. O julgamento foi interrompido após pedido de vista da ministra Daniela Teixeira.

Até o momento, apenas o relator, ministro Humberto Martins, apresentou voto. Segundo ele, basta o cumprimento das exigências previstas no Código Civil, sem a necessidade de formalidades adicionais, como a elaboração de escritura pública.

Descontos indevidos levaram à devolução dos valores

Em um dos casos analisados, a Justiça reconheceu que havia irregularidades na contratação do empréstimo consignado e determinou a restituição dos valores descontados do benefício previdenciário.

Outra decisão da Terceira Turma também considerou abusiva a prática de correspondentes bancários realizarem visitas domiciliares a aposentados para fechar contratos de empréstimo. A ação civil pública que motivou a análise envolve dez instituições financeiras e foi proposta pelo Ministério Público do Maranhão.

Além disso, o tribunal declarou inválidos contratos realizados digitalmente em caixas eletrônicos por segurados analfabetos.

Mercado bilionário

O empréstimo consignado do INSS é descontado diretamente da aposentadoria ou pensão. As regras sobre juros, número de parcelas e margem consignável são definidas pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Somente em 2026, cerca de 3,4 milhões de beneficiários contrataram operações desse tipo, movimentando R$ 22,665 bilhões. Ao longo de um ano, o setor gira aproximadamente R$ 100 bilhões.

Entidades do setor reagem

A Associação dos Correspondentes Bancários (Abcorban) afirmou que as decisões representam um retrocesso para o acesso ao crédito em regiões com pouca presença bancária. A entidade sustenta que as instituições seguem as exigências legais e as normas do Banco Central.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) informou que acompanha os julgamentos e destacou que as operações de consignado devem observar rigorosamente a legislação e a proteção ao consumidor.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que seus associados utilizam diversos mecanismos de validação, incluindo confirmação de identidade, manifestação expressa de vontade do cliente e sistemas antifraude, para garantir a segurança das contratações.

A discussão no STJ ainda não foi concluída. A decisão definitiva da Segunda Seção poderá estabelecer um entendimento obrigatório para todo o Judiciário, influenciando futuras ações envolvendo empréstimos consignados do INSS.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
cogumelo

Teoria polêmica sugere que cogumelos psicodélicos ajudaram a criar a linguagem humana

Confira!

cogumelo

Teoria polêmica sugere que cogumelos psicodélicos ajudaram a criar a linguagem humana

16/06/2026
Idosa aposentada no INSS

Aposentados do INSS podem receber dinheiro de volta após banco ser obrigado a devolver valores

16/06/2026
uber

Motoristas de aplicativo e taxistas devem se preparar para o que vai acontecer em 19/06

16/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix