A fase de grupo da Copa do Mundo terminou e já começamos o temido “mata-mata”. Nesta segunda-feira (29), o Brasil, que ficou em primeiro lugar no Grupo C, enfrenta o segundo colocado do Grupo F, o Japão. As duas seleções já têm uma história interligada de certa maneira por causa de Zico (vamos explicar isso melhor mais abaixo), mas elas já tinham se enfrentado na Copa do Mundo?
Até hoje, Brasil e Japão se enfrentaram apenas uma vez na Copa do Mundo. As seleções entraram em campo uma contra a outra na fase de grupos do Mundial de 2006, na Alemanha, com a seleção brasileira saindo vencedora por 4 a 1. A história das duas juntas no Mundial da Fifa não é lá muito extensa, mas as duas seleções somam 14 confrontos, segundo o jornal O Globo. Foram 11 vitórias brasileiras, dois empates e apenas um jogo em a seleção japonesa saiu vencedora.
Esse jogo em que o Japão venceu a nossa seleção foi o encontro mais recente dos dois países em campo. Nos amistosos para a Copa, em outubro do ano passado, já sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, o Brasil perdeu de 3 a 2 para a seleção japonesa.
Por que um jogador do Brasil é importante para o Japão?
Além de ser um dos ícones do futebol brasileiro, Zico também é um ícone do esporte para o Japão. No início dos anos 90, prestes a aposentar as chuteiras, o jogador aceitou um convite improvável para jogar no país asiático, onde o futebol ainda não era muito popular. O beisebol, por exemplo, era muito mais praticado e a liga japonesa de futebol ainda era amadora.
Zico foi jogar no Sumitomo Metals, atual Kashima Antlers, e a sua chegada foi essencial para a popularização do esporte no Japão, contribuindo inclusive para a criação da J. League. “Zico trouxe nova mentalidade cultural pro esporte e acabou virando uma espécie de semi-Deus entre os japoneses fãs de futebol”, explica o jornal O Globo.




