Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Essa é a dose diária de café recomendada por médicos para você passar dos 80 anos

Por Alan da Silva
30/08/2025
Em Geral
0
Imagem ilustrativa: freepik

Imagem ilustrativa: freepik

Uma revisão recente publicada na revista Ageing Research Reviews sugere uma associação significativa entre o consumo diário de café e a redução do risco de morte. O estudo, respaldado por análises de 85 pesquisas anteriores, sugere que ingerir de três a cinco xícaras de café por dia está associado a uma vida mais longa e com menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até alguns tipos de câncer.

Recomendado para você

  • bolsa famíliaGrupo com mais de 104 mil mulheres pode ter direito a solicitar prioridade no Bolsa Família
  • vacinaAlém das Unidades de Saúde, SUS vai oferecer vacinação em shopping centers no Brasil
  • medico laudo hospitalBrasileiros com plano de saúde ativo recebem ótima notícia diretamente do Procon
  • Brasileiros são comunicados que escolas e bancos vão fechar nesta sexta-feira (14/08)

O café é uma escolha diária para muitos e carrega uma série de benefícios comprovados. Estudos mostram que o consumo moderado de café não só melhora a disposição para atividades físicas, mas também aumenta a oxidação de gordura corporal e aprimora a função pulmonar.

A presença de antioxidantes, como polifenóis, protege o corpo contra doenças crônicas, fortalecendo o papel do café como aliado na saúde cardiovascular.

Recomendado para você

  • Sede TV GloboApresentadora com 20 anos de Rede Globo é demitida e decisão gera debate nas redes sociais
  • whatsappMark Zuckerberg confirma decisão e WhatsApp deixará de funcionar em Androids e iPhones
  • rodri manchester cityaEnquanto recebe cerca de R$ 60 milhões no City, salário de Rodri para assinar com o Barcelona não fica para trás
  • Céu vermelho assombra moradores no Norte do Brasil com rajadas de ventos de 60 km/h

Prevenção do diabetes

As evidências indicam um impacto positivo do café na prevenção do diabetes tipo 2. Tanto o café regular quanto o descafeinado estão associados à redução do risco dessa condição.

Os compostos bioativos do café promovem melhor regulação dos níveis de insulina e combatem inflamações e o estresse oxidativo. Tais benefícios são amplamente destacados nas pesquisas analisadas.

Moderar é fundamental

Embora os benefícios do café sejam vastos, a moderação é essencial. Consumir mais de cinco xícaras ao dia pode causar efeitos negativos, como insônia ou aumento da ansiedade.

Além disso, evitar açúcar e gorduras saturadas, como creme, maximiza os efeitos positivos da bebida. Estudos destacam que o café puro ou com baixo teor de açúcar oferece maior potencial para a saúde.

Longevidade

A pesquisa também analisou como os compostos antioxidantes, incluindo os polifenóis, contribuem para a saúde geral. Esses compostos previnem o envelhecimento precoce e reduzem a inflamação celular, fatores que podem ampliar a longevidade.

O café não só impulsiona a vitalidade a cada dia, mas também serve como defesa contra várias condições de saúde ameaçadoras.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
Will Smith em cena de 'Projeto Gemini' (Foto: Divulgação)

Will Smith está falido? Veja o que aconteceu com o astro de Hollywood

Confira!

bolsa família

Grupo com mais de 104 mil mulheres pode ter direito a solicitar prioridade no Bolsa Família

14/08/2026
vacina

Além das Unidades de Saúde, SUS vai oferecer vacinação em shopping centers no Brasil

14/08/2026
medico laudo hospital

Brasileiros com plano de saúde ativo recebem ótima notícia diretamente do Procon

14/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix