Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Mapa suspende fábrica da Coca-Cola em Fortaleza e retém 9 milhões de litros para análise

Por Pedro Silvini
21/09/2026
Em Geral
0
Coca-Cola

(Divulgação/Coca-Cola)

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) determinou, nesta quarta-feira (4), a suspensão das atividades de uma fábrica da Coca-Cola em Fortaleza (CE) após a identificação de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção, o que levantou suspeitas de possível contaminação nos produtos.

Recomendado para você

  • Menino diz estilista costura vestidoAos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness
  • Conquistar territórios alexandre grande estudouAntes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador
  • Homem escravizado aprendeu escrever gravouHomem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras
  • Freiras cobriram pinturas de deuses nus em uma residência de Roma; séculos depois, restauradores retiram as camadas e fazem as imagens reaparecerem

Segundo o ministro Carlos Fávaro, apesar da preocupação inicial, não há evidência de risco à saúde pública.

“A indústria não usa monoetilenoglicol ou dietilenoglicol — substâncias proibidas no Brasil e que causaram tragédias em casos anteriores —, mas sim etanol de grau alimentício, o que reduz significativamente a possibilidade de perigo”, explicou.

Recomendado para você

  • Escritor passa autografando páginas entraremEscritor passa anos autografando páginas antes mesmo de elas entrarem nos livros e chega à marca de 875 mil assinaturas
  • Gata desaparece mudança passa cincoGata desaparece durante mudança, passa cinco dias presa atrás de uma parede e é encontrada viva depois de sobreviver comendo isolamento
  • Empresário começa resort terreno eletricidadeEmpresário começa um resort em terreno sem eletricidade e, anos depois, constrói hotel em formato de galo de quase 35 metros com 15 quartos para receber hóspedes
  • Surfista encontra pinguim imperador praiaSurfista encontra um pinguim-imperador numa praia australiana, a milhares de quilômetros da Antártida, e o visitante debilitado precisa de ajuda para voltar ao mar

Como medida preventiva, aproximadamente 9 milhões de litros de bebidas foram retidos nos estoques da fábrica e passarão por análises laboratoriais. A liberação dos lotes só ocorrerá após a confirmação de que não há risco de contaminação.

A paralisação da produção e do envase foi determinada após inspeção técnica que identificou o contato acidental entre o refrigerante em elaboração e o líquido utilizado no resfriamento.

O Ministério da Agricultura frisou que, mesmo em caso de contaminação, a substância envolvida não é tóxica, mas os procedimentos visam garantir segurança total aos consumidores.

Por meio de nota oficial, a Solar informou que os alimentos possuem certificações de segurança e garantiu que respeita todos os protocolos de controle sanitário, a fim de entregar o melhor produto aos consumidores.

Reiteramos que somos uma empresa certificada pela FSSC 22000 de segurança de alimentos e pela ISO 9001 de gestão da qualidade, pela ISO 14001 de gestão ambiental e pela ISO 45001 de gestão de saúde e segurança. Atendemos aos mais altos padrões produtivos internacionais e em conformidade com rígidos protocolos de controle sanitário em todas as etapas. As nossas licenças de operação seguem válidas e atuais, além de sermos submetidos continuamente a auditorias externas e internas”, escreveu a Solar.

Coca-Cola garante segurança dos produtos e reforça protocolos

Em nota oficial, a Solar Coca-Cola, fabricante responsável pela unidade, afirmou que a suspensão ocorreu em alinhamento com o Mapa e que “testes rigorosos estão sendo conduzidos para comprovar a segurança dos produtos”. A empresa destacou que todas as demais operações seguem funcionando normalmente.

“Estamos empenhados em retomar as atividades o mais rápido possível. Seguimos os mais altos padrões internacionais de qualidade e segurança alimentar em todas as etapas da produção”, declarou a empresa.

A Solar reiterou que os consumidores não precisam se preocupar, já que os produtos suspeitos não chegaram a ser distribuídos ao mercado e permanecem em estoque para análise.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Confira!

Menino diz estilista costura vestido

Aos 4 anos, menino diz aos pais que é estilista e costura um vestido para a irmã; aos 7, apresenta uma coleção inteira e entra para o Guinness

04/10/2026
Conquistar territórios alexandre grande estudou

Antes de conquistar territórios, Alexandre, o Grande, estudou com Aristóteles; escavação revela salas e mosaicos do complexo ligado à educação do futuro conquistador

04/10/2026
Homem escravizado aprendeu escrever gravou

Homem escravizado aprendeu a escrever e gravou poemas nos vasos que produzia; quase dois séculos depois, descendentes recuperam duas de suas obras

04/10/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix