Essa semana marcou a chegada de uma frente fria, que derrubou as temperaturas em boa parte do Brasil, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E olha que ainda nem é inverno – só entramos oficialmente na estação a partir do dia 20 de junho. Mas até quando você vai precisar juntar cobertas para a hora de dormir?
Segundo o UOL, as temperaturas já começam a ficar mais amenas a partir de amanhã (31), apesar do fim de semana continuar friozinho, principalmente no Sul. Mas a previsão é que o frio mais extremo vá embora de vez (pelo menos por um tempo) a partir da próxima terça (3).
A onda de frio se despede junto com a massa polar, que já começou a se mexer para ir embora do Brasil. Já a partir de hoje (30), começamos a sentir a influência de uma massa de ar seca e fria e de um centro de alta pressão, que garantem um tempo mais ameno, como explica o MetSul.
Inverno de 2025 promete ser mais frio do que o de 2024
As temperaturas podem até ficar mais amenas a partir da semana que vem, mas não se engane: o friozinho vai voltar. As previsões apontam que o inverno deste ano será mais rigoroso do que o de 2024. “Para este ano, a previsão indica que o inverno pode ser mais intenso do que em 2024, com possibilidade de episódios extremos de frio, incluindo geadas, chuva congelada e até neve em algumas áreas”, afirma a Exame. A explicação por trás disso é a “neutralidade climática” depois do fenômeno do El Niño, o que acaba favorecendo o clima mais gelado.