Coluna Skema

Sistema educacional dinâmico contemporâneo exige professores engajados e ágeis

6 de outubro de 2023

Muitos de nós somos afortunados com lembranças de professores que nos fascinaram com seu conhecimento, que nos ajudaram a progredir em desafios e que, às vezes, nos despertaram para algo impensável para nós e que gradualmente se tornou matéria fundamental em nossas vidas. Os verdadeiros mestres nos ensinam e nos ajudam a ganhar autoconfiança. Por isso, o relacionamento com eles é transformador.

Hoje em dia, no ensino superior, a tarefa do professor é, além de oferecer um ensino de alta qualidade, estar constantemente atualizado para acompanhar os campos de pesquisa e os movimentos dinâmicos da sociedade contemporânea. Os estudantes do século XXI exigem dos docentes agilidade, novidade, imagens e repertório atualizadíssimo e engajado em rede para terem atenção. Por isso, além das grades curriculares embasadas, as metodologias dos docentes precisam de excelência e fluidez.

Nesse sentido, o suporte das instituições aos docentes é fundamental. Percebo que na maioria das vezes, as instituições esperam que os professores publiquem em revistas conceituadas e participem de conferências de pesquisa de renome internacional. Ao mesmo tempo, a administração de instituições educacionais exige que os professores participem de um determinado número de comitês acadêmicos para apoiar o desenvolvimento de programas e, acima de tudo, para estudar determinadas situações de alunos em dificuldade em uma base colegiada. Essa é uma função administrativa que também é atribuída aos professores.

É certo que essas atividades conferem a eles experiência, prazer e avanço profissional além de servirem como suporte à iniciação científica dos alunos à medida que eles dão os primeiros passos na metodologia de pesquisa para suas teses. Porém, é dever das faculdades e universidades oferecerem estrutura didática e metodológica para tal.

A pesquisa científica é um trabalho árduo porque demanda muito estudo, tempo e rigor, pois se trata de uma missão profissional pelo bem individual e coletivo. Por possuir mais essa característica, o professor desse “novo tempo” não é mais apenas um especialista que usa uma metodologia de ensino especificamente, apenas. Ele precisa se reinventar todos os dias em sua área de estudo, de acordo com as inovações tecnológicas, introduzindo ferramentas digitais como recursos de ensino ou ensinando-as aos alunos como futuras ferramentas profissionais. Como no caso do ChatGPT ou ferramentas semelhantes, é fundamental que saibam o liminar do uso da ferramenta na academia e no mercado de trabalho. Esse é um grande desafio, pois os alunos são nativos digitais que se sentem muito à vontade para acessar ferramentas on-line e nem sempre dominam os critérios.

Vejo mais. O docente é mestre nas humanidades e lhe cabe ensinar cada vez mais uma ética de uso e, de modo mais geral, uma ética de gerenciamento de dados. Na sala de aula, ele também precisa lidar com o comportamento de jovens que estão acostumados a estar conectados e a ouvir, muitas vezes mal, outras fontes de informação ou troca. O professor, antes considerado o mestre e respeitado como tal, deve continuar a se posicionar como a referência legítima e respeitada no ensino de sua disciplina, ao mesmo tempo em que adota uma postura muito mais colaborativa em dinâmicas de aprendizagem muito diferentes das vivenciadas no passado.

Isso implica uma revisão profunda nas metodologias de ensino. Até mesmo as partes teóricas estão mais interativas, intercaladas com workshops de aprender fazendo, ensino ativo, aulas invertidas e projetos reais com empresas para resolver problemas complexos. Somente abordagens interdisciplinares serão capazes de lidar com os assuntos propostos. Mais uma vez, os professores precisam demonstrar sua agilidade e curiosidade para acompanhar os desafios enfrentados por nossa sociedade.

Sem dúvida, como a Faculdade SKEMA tem em sua metodologia a estrutura que favorece que os docentes tenham suporte para pesquisar e se atualizar estando conectados com as questões do mundo. Isso faz com que a mentalidade de todo o seu ecossistema acadêmico pense global e aja local. Esse conceito glocal facilita o desenvolvimento das habilidades multiculturais e forma profissionais habilitados a desenvolverem e criarem projetos de pesquisa e negócios que promovam o desenvolvimento socioeconômico urgente em todas as nações.

Portanto reforço a qualificação técnica dos nossos professores e também em um relacionamento respeitado, mas cada vez mais colaborativo. Somos nota 5 no MEC também porque nossos professores são excelentes.

Hoje, os alunos são convidados a avaliar o ensino que recebem (mais do que os professores, se explicarmos o processo adequadamente). Essa é a etapa final do processo de questionamento, já que o comportamento do aluno em sala de aula é a primeira!

Trabalhar no mundo da educação é um privilégio exigente, mas esperançoso. Agradeço, caros colegas professores, seja qual for sua instituição, por sua dedicação a essa profissão, que ajuda os jovens a desenvolverem sua compreensão do mundo e de si mesmos, para que possam analisar, decidir e agir melhor em suas vidas. Que o mês dos professores seja inspirador para todos!

* Economista, presidente da Câmara de Comércio Internacional França Brasil/ Minas Gerais e reitora da Faculdade SKEMA Business School.

Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do Jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail