Alocat desburocratiza locação de imóveis
Alvo de inovações diversas e de startups que têm surgido com soluções de antigos problemas, o setor imobiliário está se reinventando no Brasil. Em Belo Horizonte, uma nova proposta acaba de ser lançada e promete desburocratizar o acesso das pessoas ao aluguel de imóveis. Trata-se da Alocat, associação de locatários que, por meio do corporativismo, garantem contratos de aluguel junto às imobiliárias, dispensando modelos tradicionais como o fiador e o custoso seguro-fiança. O serviço é oferecido pela associação por meio do produto Fiança Social, que já tem parceria com mais de 30 imobiliárias na Capital. A expectativa é ampliar esse número para mil até fim de 2019.
O assessor jurídico da Alocat, Rafael Augusto Alves, explica que a solução trazida pela associação é pioneira no Brasil e resolve um problema real do setor imobiliário. “A pessoa que precisa alugar um imóvel hoje terá que ir atrás de um fiador ou recorrer ao seguro-fiança. O que fizemos foi pegar esse modelo de garantia locatícia e melhorá-lo, oferecendo às pessoas uma opção com custos mais baixos por meio do corporativismo”, explica.
Na prática, a associação funciona como uma cooperativa em que os associados contribuem mensalmente com valores fixos. Esse valor arrecadado é o que garantirá o pagamento de provável inadimplência entre aqueles associados. Dessa forma, a Alocat será a garantia nos contratos de aluguel, funcionando como a fiadora dos associados. A associação tem sede no bairro Lourdes, na região Centro-Sul da Capital.
De acordo com Alves, os locatários podem escolher entre três planos diferentes para contribuir mensalmente. Eles são o plano Bronze, que cobre apenas o aluguel; o plano Prata, que também inclui IPTU e condomínio; e o plano Ouro, que abrange a cobertura dos dois primeiros, garante a quitação de multas pelo atraso e rescisão do contrato e também oferece assistência residencial. Todos os planos ainda incluem acesso a uma rede de descontos em 400 marcas do varejo. Segundo Alves, os preços dos planos variam de 6% a 8% do valor do aluguel.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O assessor explica que os locatários passam por uma análise crédito para se associarem. Assim que estiverem aptos, basta submeterem sua documentação por meio de uma plataforma on-line para que a Alocat inicie o processo para ceder fiança. É necessário que o imóvel requisitado seja de uma imobiliária parceira da associação.
Alves destaca que a solução é vantajosa para todos os envolvidos na cadeia. Para os locatários, o produto da Alocat é a chance de conquistar o contrato de aluguel de um imóvel sem burocracia e para as imobiliárias é uma oportunidade de aumentar os negócios fechados. “Vale lembrar que muitas pessoas interessadas em alugar um imóvel chegam a nós primeiro.
Nós indicamos essas às imobiliárias parceiras, que ganham um novo fluxo de clientes”, frisa.
O assessor afirma que, até o momento, a Alocat tem 200 associados e cerca de 30 imobiliárias parceiras. A expectativa dos gestores da associação é chegar ao número de mil imobiliárias em Minas Gerais até o fim de 2019. Depois disso, a associação pretende expandir seu produto para outros estados no País.
Ouça a rádio de Minas