Redes se unem em MG para fortalecer negócios

Com o objetivo de unificar e fortalecer as negociações com os fornecedores para gerar valor em toda a cadeia, cinco redes mineiras de supermercados resolveram se unir e lançaram ontem, em Belo Horizonte, a Associação Hipervalor Varejista. Juntas, elas alcançam a marca de R$ 1,2 bilhão em faturamento anual e representam o quinto maior faturamento do Estado, segundo o presidente da entidade, Vinícius de Morais Mendes, também diretor de uma das associadas, a rede de supermercados Rena.
“A associação é uma veia de união entre cinco empresas que sempre tiveram contato, sempre trocaram informações e têm no DNA o foco no cliente. A ideia de elas se unirem é para garantir uma maior presença e força de negociações com os fornecedores para que consigam, cada vez mais, gerar valor em suas cadeias”, explica Mendes.
As redes que fazem parte da recente Associação Hipervalor Varejista são os supermercados Rena, com atuação na região Centro-Oeste do Estado; Alvorada, no Sul de Minas; Big Mais, presente na região do Rio Doce; Santa Helena, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e SJ, com atuação na região Central. As redes somam 45 unidades espalhadas por Minas Gerais e geram quase 5 mil empregos.
Funcionamento – Segundo Mendes, a entidade funciona como uma espécie de clube e não visa gerar lucro. Já as despesas serão rateadas entre as empresas associadas. “Vamos promover novos fornecedores, garantir planos de negócios para eles de forma que consigam executar o seu portfólio, seu mix de produtos entre as redes associadas. Um planejamento único e não espalhado por região vai ajudar nisso. Por exemplo, se uma empresa lança um produto e encontra dificuldade para colocá-lo no supermercado, sendo parceira da associação ela vai ter mais facilidade com isso”, completa.
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As redes não concorrem entre si, porque embora tenham perfis semelhantes, atuam em regiões diferentes. Dentro do planejamento da Hipervalor, a expectativa é de que, em dois anos, essas cinco empresas alcancem, juntas, o faturamento de R$ 2,4 bilhões por ano, o dobro do montante atual. Também nesse período, novos associados devem ser prospectados, desde que compartilhem dos valores da entidade.
O superintendente executivo da associação, Lucas Alvarenga, elenca esses valores e objetivos: “Enxergar todo o negócio com o foco no cliente, tradição, presença estratégica – e, por isso, optamos por estar em regiões diferentes para não haver concorrência direta entre essas empresas -, desenvolvimento e geração de valor”.
Fornecedores – O lançamento da Hipervalor estava previsto, inicialmente, para acontecer em novembro, mas com a realização da Superminas em outubro, a largada foi antecipada em função dos fornecedores, que já haviam se deslocado para a feira do setor supermercadista em Belo Horizonte.
Um dos fornecedores presentes no lançamento da associação, o diretor-presidente da Laticínios Porto Alegre, João Lúcio Barreto Carneiro, destacou a importância do projeto.
“Ter um canal de estreitamento com as redes é extremamente importante. Como a entidade criada tem em seus valores o foco no cliente, nós, como fornecedores, compartilhamos disso, porque queremos trazer os melhores produtos para os consumidores e os supermercados são o canal para que possamos atingi-los. Este é um elo que não pode ser rompido”.
Presente em quatro das cinco empresas associadas, a marca Porto Alegre acabou de fechar negociação com a rede que faltava e passará a fornecer seus produtos para ela a partir da semana que vem.
Ao todo, as cinco empresas contam com 3.500 a 4.000 fornecedores. Mendes ressalta que eles não se tornam associados como as cinco redes varejistas e, sim, parceiros da associação. “Atualmente, as redes fazem negociações individuais com seus fornecedores. A ideia é, a partir daqui, promover uma negociação em comum”, conclui.
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