iClinic viabiliza redução de até 30% nas faltas de pacientes em consultas

São Paulo – A rotina administrativa de uma pequena clínica ou consultório médico é bastante pesada. O médico gasta muito tempo preenchendo prontuários, receituários, com a solicitação dos exames, só para citar alguns exemplos. Já a recepcionista ou secretária precisa gerenciar as agendas do médico e dos pacientes, esclarecer dúvidas, lidar com as demandas dos convênios, entre outras tarefas. Isso sem falar nos pacientes que marcam a consulta mas não aparecem, gerando prejuízo financeiro para o consultório e prejudicando aqueles que realmente precisam de atendimento.
É neste contexto que se insere a iClinic, líder em software na nuvem para gestão de pequenos consultórios e clínicas. O sistema da empresa oferece um leque extenso de funções que facilitam uma série de tarefas do dia a dia da recepcionista e do médico e fortalecem o consultório como negócio. A parte de agendamento de consultas e exames, por exemplo, é capaz de proporcionar uma redução de até 30% nas faltas dos pacientes.
Envio de lembretes automáticos de consultas e exames na agenda sincronizada e atualizada em tempo real são algumas funções simples que viabilizam a redução.
Já as ferramentas de prontuário personalizável, receituário digital, e solicitação de exames com criação de modelos mais solicitados, por sua vez, agilizam as tarefas burocráticas do atendimento do médico, de forma que o especialista ganha tempo para dar mais atenção ao paciente durante a consulta ou exame.
O software apresenta ainda diversos gráficos de evolução de pacientes, gestão financeira e relatórios, entre outros, que, em resumo, desafoga o médico e a recepcionista, aumentam sua produtividade e possibilitam a expansão do negócio. Destaca-se ainda seu alto grau de segurança, equivalente inclusive aos sistemas utilizados nos principais bancos do mundo, já que o software criptografa todos os dados inseridos na plataforma – desde os indicadores e relatórios internos da clínica, até informações sensíveis acerca do tratamento e estado clínico dos pacientes presentes nos prontuários. Tudo isso por meio de uma interface simples e intuitiva, o que facilita o manuseio sem grandes dificuldades, e disponível em planos que variam de R$ 79 a R$ 119.
“Nossa empresa tem um objetivo simples: deixar que o médico exerça a medicina com excelência. Ele se preparou no mínimo uma década para isso. Só que para exercer medicina com excelência, a atenção dele não pode ser diluída com atividades burocráticas. A pegadinha é que ele precisa que essas atividades sejam feitas para que o consultório prospere. E essa não é uma dor somente do médico brasileiro. Em diversas partes do mundo esses profissionais sofrem quando o assunto é gestão. A boa notícia é que nosso software é capaz de ajudá-los em boa parte dessas tarefas, com eficiência e segurança”, afirma o fundador e CEO da iClinic, Felipe Lourenço.
Da criação à expansão – Essa diversidade de funções combinada a uma interface simples e a um sistema altamente seguro vem agradando profissionais de saúde de diversas partes do mundo desde a sua criação, em 2012. Para se ter uma ideia, a iClinic conta hoje com uma base de 16 mil clientes ativos e já beneficiou mais de 70 mil profissionais de saúde, número que inclui os impactos por sua frente em educação.
Além disso, o software já é utilizado em cerca de 20 países da América, Europa e África, como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Colômbia, Cabo Verde e Angola. Uma curiosidade é que o sistema é em português e, mesmo assim, vem sendo cada vez mais utilizado por profissionais de nações que falam diversos idiomas, o que evidencia ainda mais seu potencial de uso intuitivo.
Lourenço diz que percebeu o gap no mercado quando ainda era aluno do curso de Informática Biomédica na Universidade de São Paulo, em 2012. “Durante alguns estágios dentro do Hospital das Clínicas da USP, passei a observar o quanto todo o mercado de saúde ainda era deficitário em relação à adoção de tecnologia e práticas de gestão. Foi aí que enxerguei a oportunidade de negócio e então nasceu a iClinic”, detalha o executivo, que fundou a empresa ao lado Rafael Bouchabki e Leonardo Berdu.
No ano seguinte, o potencial da companhia chamou a atenção de uma das principais aceleradoras da Europa, a holandesa Rockstart. Durante nove meses, os fundadores da startup ficaram entre Amsterdã e Vale do Silício, em São Francisco, se aprimorando nos quesitos empreendedorismo, tecnologia e inovação, sob a mentoria de executivos de algumas das maiores empresas do mundo, entre elas Google, Facebook e Salesforce. Já em 2015, a startup foi escolhida como uma das 10 empresas promessas da Endeavor, entidade internacional que promove inovação ao redor do mundo.
“O processo de aceleração da Rockstart foi, sem dúvida, um divisor de águas para a iClinic.
Nessa época, tínhamos um background técnico relevante, voltado para programação e desenvolvimento de produtos, mas precisávamos adquirir bagagem na área de negócios. E lá aprendemos muito sobre o mercado de SaaS (Software como Serviço, na tradução para o português), nas esferas de marketing, vendas, desenvolvimento de produto, investimentos e muitas outras coisas que vem nos ajudando desde então a construir o negócio. Essa passagem inclusive foi decisiva para nossa indicação com promessa da Endeavor, que veio a acontecer anos depois”, pontua.
Próximos passos – Lourenço acrescenta ainda que iClinic está com uma série de ferramentas e novas funções a ser lançada nos próximos meses. Uma que já está à disposição é o perfil médico, que inclusive é gratuito e também pode ser utilizado por médicos que ainda não são clientes. “Na prática, é uma espécie de site do profissional, cujo objetivo é informar seus pacientes quanto à sua atuação, locais e horário de atendimento, procedimentos realizados, quais são os convênios parceiros, formação e foto do profissional, entre outros. Vale destacar que o iClinic é o software médico com melhor posicionamento no Google, o que potencializa periodicamente o ranqueamento dentro dos buscadores e, por consequência, tende a gerar maior visibilidade, ao longo do tempo, aos perfis cadastrados na plataforma”, explica. Interessados em utilizar o perfil médico devem se cadastrar diretamente no site da empresa.
Outra novidade prevista para meados de novembro é o agendamento on-line. “Essa ferramenta possibilita que o paciente agende o horário de consultas e procedimentos pela internet, inclusive por smartphones, sem precisar telefonar. É agendar e aparecer para a consulta ou exame. E isso se complementa com uma funcionalidade já existente no iClinic: as mensagens de confirmação de consulta, que dependendo da resposta do paciente o software identifica o padrão da resposta de maneira automática, cancelando ou confirmando a consulta marcada”, explica.
Segundo Lourenço, as novidades fazem parte da estratégia macro da empresa, que é de tornar a vida do médico cada vez menos complexa. “Buscamos resolver e automatizar toda a parte de gestão administrativa para que o médico e a recepcionista se dediquem exclusivamente ao atendimento. Os resultados até o momento são promissores mas ainda há muito trabalho pela frente”, finaliza.
Linha do tempo – Criada em 2012, a iClinic é referência em software na nuvem para gestão de pequenos consultórios e clínicas. Atualmente, a empresa conta com uma base de 16 mil clientes ativos e já beneficiou mais de 70 mil profissionais de saúde, número que inclui os impactos por sua frente em educação. Além disso, o software já é utilizado em cerca de 20 países da América, Europa e África, como Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Colômbia, Cabo Verde e Angola.
A proposta da empresa é bastante simples: trazer agilidade e organização para a clínica para que o profissional possa focar no que realmente importa, que é atender os pacientes. Para alcançar este objetivo, o sistema conta com prontuário eletrônico personalizável, receituário digital, solicitação de exames com criação de modelos mais solicitados, gráficos de evolução de pacientes, gestão financeira e relatórios, entre muitas funções, em planos que variam de R$ 79 a R$ 119.
Em 2013, a iClinic foi selecionada para o processo de aceleração da holandesa Rockstart, uma das principais aceleradoras da Europa. Durante nove meses, os executivos da startup ficaram entre Amsterdã e Vale do Silício, em São Francisco, se aprimorando nos quesitos empreendedorismo, tecnologia e inovação, sob a mentoria de executivos de algumas das maiores empresas do mundo, entre elas Google, Facebook e Salesforce. Em 2015, a startup foi escolhida como uma das 10 empresas promessas da Endeavor, entidade internacional que promove inovação ao redor do mundo.
A iClinic é fundada por Felipe Lourenço, Rafael Bouchabki e Leonardo Berdu. Lourenço é graduado em Informática Médica e especialista em gestão em saúde pela USP e conta com quase 10 anos de experiência no setor. Bouchabki é especialista em tecnologia e possui vasta experiência na construção de aplicações web e sistemas escaláveis. Por fim, Berdu possui MBA em Publicidade & Propaganda e cerca de 12 anos de experiência em marketing digital.
Ouça a rádio de Minas