Economia

Oito projetos de Minas são aprovados pela CNI

Oito projetos de Minas são aprovados pela CNI
Divulgação

Pelo menos oito projetos de inovação propostos por empresas mineiras em parceria com o Senai Minas já estão garantidos no Edital de Inovação para a Indústria 2018. Realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o edital conta com dois processos seletivos, sendo que um deles já terminou e o segundo está em desenvolvimento. Na primeira seleção, o edital analisou 549 propostas e selecionou 61 projetos. Minas Gerais, ao lado do Paraná, é o terceiro Estado com maior número de projetos aprovados no País.

Com 14 anos de existência, o Edital de Inovação para a Indústria tem o objetivo de fomentar a inovação em empresas de grande porte, startups e até em atividades de microempreendedores no Brasil. Em 2018, o edital prevê o investimento de R$ 55 milhões em projetos de todo o País, sendo que cada um deles pode receber até R$ 400 mil. De acordo com o analista de projetos de tecnologia industrial Senai Minas, Enio Garcia, os projetos devem ser uma parceria entre a iniciativa privada e os Senais regionais.

“Além de receber o investimento, que é um recurso não reembolsável, ou seja, não precisa ser devolvido, as empresas ainda podem utilizar toda a infraestrutura dos Senais para desenvolver seu projetos”, destaca. Segundo ele, embora o edital não faça restrição em relação a temas dos projetos, a seleção leva em consideração o pré-requisito básico que é a inovação. “As propostas são aprovadas a partir de um olhar para o mercado. É importante destacar que invenção é diferente de inovação. Invenção é uma boa ideia, enquanto que inovação gera impacto no mercado”, frisa.

Leia também:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Projeto utiliza IoT no combate ao Aedes Aegypti

Para o analista, os oito projetos aprovados em Minas Gerais na primeira seleção do edital representa um bom número. Com esse desempenho, o Estado fica em terceiro lugar no ranking nacional, perdendo para São Paulo, que teve 11 projetos aprovados, e para Pernambuco, que teve 9. O Paraná também teve oito projetos aprovados. Garcia afirma que Minas Gerais está sempre entre os destaques no edital e, a cada ano, vem aumentando o número de projetos aprovados.

“Em 2016, foram 14 projetos aprovados e, no ano passado, esse número subiu para 16.

Este ano, já foram oito na primeira seleção e acreditamos que podemos bater recorde novamente com mais 10 projetos aprovados no segundo processo seletivo”, diz. Para o analista, esse bom desempenho do Estado está ligado, principalmente, à atuação do Senai no Estado. “Em Minas Gerais, temos uma gerência de tecnologia e inovação para fomentar a inovação nas indústrias”, afirma. Entre os projetos aprovados no Estado há propostas na área de saúde, mobilidade e energia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas