Economia

Cresce movimento de interiorização

Cresce movimento de interiorização

O movimento de interiorização das franquias, apesar da crise vivida pelo Brasil desde 2014, se manteve nos últimos anos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os 10 maiores municípios de Minas Gerais podemos destacar o crescimento de 15% das operações em Ipatinga, no Vale do Aço, que passou de 118 para 136 unidades; e Poços de Caldas, no Sul de Minas, com alta de 18% em número de marcas, entre o primeiro semestre de 2017 e o primeiro semestre de 2018.

No levantamento nacional, Uberlândia merece destaque ao figurar na 27ª posição entre as 30 maiores cidades brasileiras na presença de marcas franqueadas. A cidade do Triângulo é a segunda mineira no ranking, com variação no número de marcas de 6%, passando de 265 para 280 no mesmo período de comparação, atrás apenas de Belo Horizonte, na quinta colocação, com 8%.

O mercado de franquias em Minas faturou mais de R$ 6 bilhões no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 13,9% do faturamento. Dentre os segmentos que mais atuam em Minas estão: Saúde, Beleza e Bem-Estar (22,7%), Alimentação (22,2%), e Serviços Educacionais (14,9%).

O Estado segue uma tendência verificada em todo o País. Também de acordo com um recente estudo da ABF, entre as 30 cidades com maior número de unidades, 11 avançaram posições no primeiro semestre de 2018 na comparação com igual período de 2017, das quais sete não são capitais: Campinas, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Sorocaba e Guarulhos (SP) e Niterói (RJ).

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Primeiro impulsionado pela interiorização da economia como um todo durante o ciclo de desenvolvimento do País nos primeiros anos do século, que levou a abertura de shopping centers em cidades de médio porte, esse movimento se manteve também porque as populações, mais conscientes de seu poder de compra, não estão mais dispostas a ter que viajar para consumir produtos específicos e nem marcas de valor reconhecido.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, a busca por novos consumidores pelas redes de franquias por todo o Brasil segue avançando gradualmente. “Esse fato demonstra não só a força do franchising, que, como os demais setores, enfrenta esse período difícil da economia brasileira, como também a capacidade do setor de levar seus produtos e serviços para os mais diversos públicos e consumidores em todos os lugares do País, de uma forma exponencial. Esse movimento fortalece o setor e contribui para uma economia mais robusta e diversificada”, explica Cristofoletti Júnior.

O município com maior crescimento em número de unidades não é uma capital: a paulista São José do Rio Preto, com uma expansão de 12%. A seguir vem a capital catarinense Florianópolis (11%); do ABC paulista, São Bernardo do Campo (9%); Belo Horizonte aparece na sequência empatada com Goiânia (GO), Curitiba e Londrina (PR), Brasília (DF) e Ribeirão Preto (SP), com 8% de variação.

Segundo a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, Minas oferece grandes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e refletiu a maturidade do setor no Brasil. “Vejo que franqueadores e franqueados fizeram sua lição de casa, melhorando a eficiência das operações e estão procurando cidades menores para manter esse ciclo de desenvolvimento e isso se reflete nessa pesquisa”, conclui Danyelle Van Straten.

O diretor regional da Jan-Pro, Matheus Freitas, atua como masterfranqueado no Estado. Nos últimos meses inaugurou unidades em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Ipatinga. Em 2019 o foco serão as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e, no interior, Governador Valadares, Montes Claros (Norte de Minas), Sete Lagoas (região Central) e Divinópolis.

“Tivemos um forte movimento de interiorização nos últimos anos e sabemos que a força econômica de Minas Gerais vai muito além da Capital.” (DM)

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