Variedades

Curtas DC Mais | 11/12

Prêmio Mineiro de Direitos Humanos

Com a Comissão da Verdade de Minas Gerais, o Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG cooperou, envolvendo-se do início ao final com a redação do relatório. Depois, participou do projeto de visitas guiadas ao antigo prédio do Dops, que virou o Memorial dos Direitos Humanos- Casa da Liberdade. A luta vem de antes, de quando iniciou seus trabalhos com acompanhamento de 37 ações penais do Ministério Público Federal contra agentes da ditadura militar. Agora, o centro prepara-se para colocar em prática um projeto para discutir a ditadura em escolas públicas de ensino médio. Tanto esforço não passou despercebido. O Centro de Estudos sobre Justiça de Transição da UFMG recebeu ontem à noite, na Casa da Liberdade, o Prêmio Mineiro de Direitos Humanos – edição 2018.

“História Geral de Minas”

O livro “História Geral de Minas”, de João Antônio de Paula, José Maria Rabêlo e Fernando Correia Dias (já falecido) foi lançado ontem à noite no BDMG Cultural. O livro faz um levantamento abrangente da formação de Minas Gerais, desde seus antecedentes pré-históricos, de 12 mil ou 13 mil anos atrás, até os dias atuais. A obra apresenta um relato da formação do Estado, a partir da chegada dos primitivos originários do nordeste da África, incluindo o fóssil Luzia, encontrado na região arqueológica de Lagoa Santa, considerado um dos primeiros seres humanos a habitar o continente sul-americano.

“Festa do Rosário”

No último sábado, 8 de dezembro, foi dia de festa no Restaurante Dona Lucinha. Vindos diretamente do Serro, dançantes da Festa do Rosário embalaram e dançaram ritmos dos tambores, reco-recos, atabaques e sanfonas e encantaram os convidados presentes. O acontecimento foi para comemorar o lançamento do livro “Festa do Rosário do Serro”, de autoria de historiadora Marcia Clementino Nunes, também chefe executiva do Restaurante Dona Lucinha. Além das danças e cores das fantasias dos celebrantes, a manhã de sábado também foi animada pelo grupo Tambolelê e pela declamação de cordéis de Paulinho Ferreira. O próximo momento de apresentação do livro acontece hoje, na Biblioteca Pública Estadual (Praça da Liberdade, 21, Funcionários), a partir das 19 horas.

Projeto “Janela Aberta”

O projeto coletivo “Janela Aberta” será apresentado oficialmente amanhã, às 17 horas, durante evento para convidados no último andar do edifício Acaiaca. O objetivo da iniciativa é obter doações para a requalificação dos edifícios Sulacap e Sulamérica, localizados no quarteirão formado pela avenida Afonso Pena, rua da Bahia e rua Tamóios e tombados como patrimônio cultural da cidade. As duas edificações são consideradas símbolos da arquitetura da primeira metade do século 20 e chamam a atenção pela beleza de suas formas e integração paisagística com o hipercentro da Capital.

Língua portuguesa

A Academia Mineira de Letras recebe na próxima quinta-feira, às 19h30, a conferência “A política externa de Portugal: importância atribuída à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao Brasil e à língua portuguesa”. A palestra será proferida pelo novo cônsul de Portugal em Belo Horizonte, Rui Almeida, que assumiu a função em setembro deste ano. O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade e fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes. A entrada é gratuita.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas