Startup cresce acima do esperado, atrai investidores e governos
São Paulo – Em seu primeiro ano de atuação, a startup brasileira Musca cresceu 50% mais do que o esperado, conquistou grandes clientes e atraiu a atenção de investidores e governos internacionais. Para 2019, os planos da empresa especializada em soluções inovadoras com base em IOT (Internet das Coisas), IA (Inteligência Artificial), Big Data e Análise Preditiva continuam ousados em um mercado que promete avanços exponenciais.
Em uma análise entre 160 startups da plataforma de Corporate Venture InovaCity, a Musca ficou em 3º lugar na categoria Potencial de Negócios e em 9º na classificação geral.
História – Tudo começou no primeiro semestre de 2017 em um curso de programação e depois nas salas de aula do curso de pós-graduação em Big Data da USP. “Eu e meu colega de classe, que viria a ser um dos sócios da Musca, estudávamos sobre como resolver os problemas da área em que ele atuava, de gestão de elevadores, a qual demanda muito tempo, intervenção técnica constante e custa caro. Acabamos desenvolvendo uma solução inovadora que se mostrou eficaz também para outras máquinas”, lembra o CEO da startup, Mário Santos.
Eles descobriram que havia espaço para trabalhar as deficiências do setor de elevadores e gerar ganhos reais, com uma economia de até 99% no tempo para diagnosticar e resolver problemas sem a necessidade de deslocar um técnico até o local, ou seja, algo que era feito em duas horas poderia ser feito em menos de um minuto. “Adicione também uma economia média de R$ 200 por chamado resolvido e finalmente a possibilidade de prever o que iria acontecer com o elevador aplicando técnicas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Análise Preditiva.Tínhamos ali uma receita para atrair a atenção de nossos clientes”, explica Santos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Hardware e software próprios – Com software e hardware próprios, a Musca atua hoje no Brasil e América Latina nos segmentos de gás, energia, água e elevadores. Suas soluções tornam mais fácil, eficiente, sustentável e segura a gestão de negócios, edifícios, comunidades e cidades. Como resultado, a Musca oferece a seus clientes redução de tempo, uso de mão de obra técnica e custo na prevenção, solução de problemas e manutenção de máquinas diversas, como elevadores, escadas rolantes e bombas de água, por exemplo.
Em poucos meses, suas soluções conquistaram o mercado brasileiro e internacional pelo seu nível de excelência. Clientes como a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (Usinas de Angra dos Reis), Prefeitura de São Paulo, Belo Horizonte, redes de supermercados e lojas de varejo obtiveram economia de até 30% com a implantação as soluções da Musca.
Internacionalização – Recentemente, o maior complexo residencial da Colômbia implantou soluções da empresa, que servirão cerca de 10 mil pessoas em Bogotá. “Estamos organizando a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento na Europa no primeiro semestre de 2019, provavelmente na França, a convite do próprio país que está investindo muito em empresas da nossa área. Devemos iniciar uma joint-venture na Alemanha e estamos analisando ainda a possibilidade de uma estrutura no Reino Unido, que também se interessou em viabilizar a ida da Musca para lá. Com tudo isso, esperamos crescer pelo menos 10 vezes ano que vem”, finaliza Santos.
Ouça a rádio de Minas