Onda pet friendly avança no interior
A onda pet friendly também chegou ao interior do Estado. Em Sete Lagoas, na região Central, o shopping que carrega o nome da cidade é pet friendly há cinco meses. O superintendente-geral do Shopping Sete Lagoas, Fábio Oliveira, já participou de outras “viradas pet friendly” e não se recorda de grandes problemas ao longo desses processos. Metade dos lojistas de Sete Lagoas aderiu imediatamente à tendência e hoje, excetuando os que não podem por questões sanitárias – como farmácias e o setor de alimentação -, 98% já permitem a entrada de animais nas lojas.
“O pet friendly é uma evolução na forma como enxergamos o nosso cliente e como as famílias estão mudando de formato. Os pets são como integrantes da família e o shopping não pode ser excludente. Investimos em infraestrutura, com kits de higiene, treinamento da equipe de campo e compra de produtos de limpeza específicos. Já participei de outras ‹viradas› e sempre há um receio de como os consumidores que não são donos de pet vão reagir. Os donos têm muita consciência sobre quais animais se dão bem em ambientes com muitas pessoas, como eles devem ser conduzidos, então, na verdade, é tudo muito tranquilo”, assegura Oliveira.
Pesquisas do Opinion Box mostram que para 58,5% dos entrevistados, o fato de o estabelecimento aceitar animais é importante para que eles decidam frequentar ou não um determinado local. E quem não faz, pode perder consumidores: 48% dos donos de pets entrevistados na pesquisa afirmam já ter deixado de frequentar ou de ir a algum lugar porque não aceitava animais.
E não são apenas produtos e serviços ligados à saúde e conforto dos bichinhos fazem parte do mercado pet. O entretenimento voltado para os animaizinhos também faz parte do negócio e atrai novos consumidores para os centros de compras.
O Partage Shopping Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), entrou na onda pet friendly em dezembro do ano passado e já promove esse mês a sua primeira Cãolônia de Férias”, com atividades voltadas para as famílias que têm ou desejam ter animais de estimação.
No sábado, dia 19 de janeiro, o público poderá adotar cães e gatos que atualmente estão sob cuidados do Centro de Zoonoses de Betim. Já no domingo, dia 20, os pets poderão se divertir gratuitamente em uma piscina de bolinhas e em um circuito de agility, que são brincadeiras utilizando obstáculos. Neste dia, a programação também inclui uma feira de produtos pet em geral, com comidas naturais, vestuário, itens farmacêuticos e serviços, além de um “cãocurso” que premiará os três cãezinhos melhor caracterizados com o tema moda praia. As inscrições serão feitas na hora, sem custos. (DM)
Ouça a rádio de Minas