Aplicação da tecnologia de inteligência
O programa Indústria + Avançada prevê a melhoria de processos industriais com o uso de dispositivo IoT – sigla em inglês (Internet of Things) para Internet das Coisas – que possibilita a aplicação da tecnologia de inteligência de dados. O gerente de tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), Ricardo Aloysio, explica que a ferramenta permite obter dados sobre a produtividade do maquinário, possibilitando análises que levarão à melhoria dos resultados.
Dessa forma, o IoT não é o fim, mas o meio para a melhoria dos resultados.
Segundo ele, o dispositivo IoT é dividido em duas partes: um hardware, que é acoplado ao equipamento existente da empresa, que coletará informação sobre o funcionamento de tal máquina. Via wireless, essas informações são comunicadas à outra parte do IoT, que é o software.
“O empresário poderá receber os dados da produção no celular. Ele vai saber, por exemplo, sobre a produtividade da máquina, se está parada ou fabricando, se está com defeito, quantas horas trabalhou, quanto tempo leva para fabricar determinado objeto”, detalha.
A partir da análise de dados gerados pelo novo sistema, segundo Aloysio, será possível a elaboração de um novo planejamento para melhoria de resultados. “O acesso aos dados é só o começo. Com base nessas informações, somos capazes de elaborar um plano para melhoria dos processos produtivos, envolvendo todos os quadros da empresa”, explica. (AAH)
Ouça a rádio de Minas