Variedades

Curtas DC Mais | 15/02

Lições de Macunaíma

Escrita em 1928, a obra-prima de Mário de Andrade, Macunaíma, ainda é motivo de debate no mundo literário. O livro, que conta a história de um herói indígena em busca de uma pedra preciosa, revolucionou a forma como era vista a cultura brasileira. Amanhã, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) promove a atividade “Macunaíma: os mitos indígenas e o Brasil atual”. A obra revela um enorme acervo de palavras indígenas, especificamente do tupi-guarani. Muitos mitos desse povo estão presentes no livro, como a origem do nome Macunaíma, que significa o “grande mal”. A roda de conversa vai explorar o Brasil atual e sua relação com os indígenas. A classificação indicativa é de 13 anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção. A entrada é gratuita.

Cosmogonia árabe

Cada povo tem o seu mito fundador sobre o mundo, que explica a origem do universo e dos seres vivos. Para quem vive nos países da Arábia, o céu é uma obra de arquitetura divina, dividido em sete andares. A crença é pouco difundida aqui no Brasil, país de maioria católica. Por isso, o Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) revela um pouco dessa cultura na atividade Cosmogonia árabe e outras histórias. A contação de histórias acontecerá no próximo domingo, às 15 horas. A atividade tem classificação etária livre e entrada gratuita. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção do museu.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Legado e Inovação”

Neste ano, a Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte (Amcham-BH) completa duas décadas de atuação e comemora os 100 anos de operação da Amcham Brasil. A Amcham é provedora de conteúdo e conexões a partir de eventos, treinamentos e encontros para compartilhar ideias, exemplos e inspirar pessoas e negócios. Neste ano, a câmara realizará mais de 130 eventos, com ações voltadas para o tema “Legado e Inovação”, que abordarão questões de amplitude jurídica, econômica, de gestão, pessoas, marketing e vendas, inovação e outros. Na programação ainda estão previstos o CEO Fórum, e o CEO Dinner.

Festival de Curtas

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, abriu inscrições para o 21º Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte. Realizadores com curtas-metragens finalizados em 2018 ou 2019 têm prazo até 29 de março para se inscrever pela internet, pessoalmente ou postagem via Correios. O edital do Festival está disponível no site da Fundação Clóvis Salgado. Para se inscrever de maneira gratuita, é necessário entregar seu filme pessoalmente em formato DVD ou DVD-R na Gerência de Cinema, no Palácio das Artes, ou enviar a cópia pelos Correios. Serão aceitos filmes com até 40 minutos de duração, de todos os gêneros, exceto filmes publicitários e institucionais.

Lei Rouanet

A alteração da Lei de Incentivo à Cultura (8.313/91), a chamada Lei Rouanet, será definida com o presidente Jair Bolsonaro, informou o ministro da Cidadania, Osmar Terra, que defende uma legislação mais abrangente. Conforme o ministro, as estatais são responsáveis por boa parte dos patrocínios e poderão seguir uma espécie de instrução normativa do governo para escolher projetos e “democratizar o processo”. Sobre o percentual de gratuidade de eventos com apoio da norma, Terra disse que pode chegar a 40%, “dependendo do percentual da cobertura do custo”. O ministro lembrou que, desde a sua criação, em 1991, a norma já passou por várias mudanças e destacou que a nova versão deve incluir novos talentos e eventos culturais.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas