Airbnb registra mais de 228 mil chegadas de hóspedes
São Paulo – Seja para curtir a folia ou escapar dela, o Carnaval (período considerado de 1º a 6 de março ) deste ano registra um crescimento expressivo de viajantes que optaram pelo aluguel por temporada via Airbnb nos cinco dias de festa. Com base nas reservas efetuadas até o último dia 25, serão mais de 228 mil chegadas de hóspedes no País (entre domésticos e internacionais), o que representa uma renda extra total de R$ 87,3 milhões aos anfitriões da plataforma. E estes números podem aumentar, já que há quem decida viajar em cima da hora.
Duas capitais vêm se firmando como destinos carnavalescos bastante procurados devido às suas festas de rua cada vez mais populares: Belo Horizonte, que cresceu 93% no número de chegada de hóspedes e espera receber, segundo dados da Prefeitura, mais de 4,6 milhões de turistas; e São Paulo, com 87% mais chegadas de hóspedes em relação a 2018.
Já entre os destinos nordestinos que mais cresceram comparando com o Carnaval do ano passado estão Salvador, João Pessoa, Recife e Olinda. A capital baiana está com um número de chegadas de hóspedes 71% maior, até o momento. Já a capital paraibana registra 77% de aumento e as cidades pernambucanas cresceram 63% e 61%, respectivamente.
As mais populares – O Rio de Janeiro, um dos destinos mais tradicionais do País para o Carnaval, continua liderando a lista das cidades que receberão a maior quantidade de viajantes na data. Atrás da capital fluminense estão Florianópolis, São Paulo, Guarujá e Ubatuba, o que mostra que os destinos praianos seguem na preferência dos viajantes. Veja abaixo o ranking:
Explorando novos destinos – O Airbnb preparou ainda uma lista dos destinos com maior crescimento no número de chegadas de hóspedes para o Carnaval e que não fazem parte do eixo turístico tradicional para a data. O ranking indica crescimento das viagens voltadas a fugir do agito e descansar.
No topo, com um crescimento de 253% com relação a 2018, figura o município de Três Corações, em Minas Gerais. Assim como a cidade mineira, os demais locais que mais cresceram (lista abaixo) são destinos afastados dos grandes centros turísticos, o que sinaliza que os viajantes estão prestando atenção em locais que possibilitam novas experiências, mais locais e autênticas. Este é justamente um dos compromissos do Airbnb, ao democratizar o turismo e fazer com que os ganhos da atividade sejam descentralizados para mais pessoas e comunidades, fortalecendo as cidades e a economia local.
“As cidades já conhecidas e relacionadas ao Carnaval continuam crescendo, mas o movimento em direção a locais fora do eixo turístico tradicional gera excelentes benefícios à economia local dessas comunidades, com a entrada de recursos para o comércio e os serviços», afirma o diretor geral do Airbnb Brasil, Leo Tristão. “O crescimento da renda extra dos anfitriões também beneficia as cidades, pois parte dela retorna para a economia local”, finaliza Tristão.
Ouça a rádio de Minas