Festas particulares prometem agitar BH

A expectativa de 4,6 milhões de pessoas nas ruas de Belo Horizonte durante o período carnavalesco, de 16 de fevereiro a 10 de março, de acordo com dados divulgados pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), anima não apenas o Carnaval de rua, composto pelos blocos e festas públicas, como também empresários a investir em atrações particulares. A chamada programação associada vai agitar diferentes regiões da cidade e contribuir para o aumento da geração de empregos temporários e na movimentação financeira da cidade. Estão previstos mais de 100 shows, eventos e festas.
A Box Entretenimento foi uma das pioneiras em fazer o Carnaval particular em Belo Horizonte. Há seis anos promove o Carnaval do Mirante, no bairro Olhos d´Água, na região do Barreiro. O evento acontece nos cinco dias de folia (de 1º a 5 de março) e ainda tem direito a uma “ressaca” no sábado seguinte (dia 9). De acordo com o sócio da Box Entretenimento, Carlos Magno, a ideia é diversificar a programação ao máximo, agradando todos os perfis de público.
A festa terá mais de 20 atrações em 2019, uma mistura de música eletrônica, funk, sertanejo, axé e samba. Nomes nacionais como Anitta, Zé Neto & Cristiano, Jorge Ben Jor e Ferrugem, entre outros, estão na lista de apresentações distribuídas durantes os seis dias.
“Vimos o Carnaval de Belo Horizonte ressurgir e com esse crescimento fazia sentido ter um projeto particular. O que era pra ser algo complementar, uma extensão dos blocos, foi crescendo e exigindo estrutura e organização. Diversificamos a programação para atingir o maior número de pessoas”, explica Magno.
Os ingressos começaram a ser comercializados no dia 19 de dezembro. A expectativa de público é de 8 mil pessoas por dia. Para fazer tudo funcionar, são cerca de 650 colaboradores diretos e indiretos envolvidos da pré-montagem à desmontagem da estrutura.
Leia também:
Foliões pretendem gastar até R$ 300 no período
Airbnb registra mais de 228 mil chegadas de hóspedes
Cidade cenográfica – Já a Trio Produtora é a organizadora da primeira edição do “We Love Carnaval”, no bairro Buritis, na região Centro-Sul. O espaço, que segundo um dos sócios da produtora, Cláudio Martins, tem um espaço semelhante ao gramado do Mineirão (algo em torno de 7 mil metros quadrados) vai receber uma cidade cenográfica que vai retratar alguns dos pontos turísticos mais importantes de Belo Horizonte, como a Praça Sete, o viaduto de Santa Teresa o Mercado Central, entre outros.
Serão quatro dias de festa (entre os dias 2 e 5 de março), que vão privilegiar o ecletismo musical, reunindo artistas nacionais e regionais como Thiaguinho, Alok, Gusttavo Lima, Jorge & Mateus, Tuca Fernandes, Cleber e Cauan, Jefferson Moraes, Matheus & Kauan, Yuri Martins e Mc WM, e alguns dos blocos de rua mais tradicionais da cidade como Chama o Síndico, Funk You, Baianeiros, Pacato Cidadão, Então Brilha e Deixa Comigo.
“Temos cinco anos de mercado e observamos as mudanças durante esse tempo. Em 2017 e 2018, fizemos alguns testes para este ano poder oferecer a melhor experiência agora. Construímos uma grade de atrações muito forte e vamos reverenciar a cidade com a nossa cenografia”, afirma Martins.
O evento deve gerar cerca de 1,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, por dia. A escolha do lugar obedeceu também um critério de mobilidade. O objetivo é causar o menor impacto possível à comunidade do entorno. A estrutura de som será montada por uma das maiores empresas do Brasil, acostumada a fazer grandes eventos de música, e que trará tecnologias de som e equipamentos avançados para garantir o conforto acústico de quem está no evento e também de quem está no entorno.
“Escolhemos fazer a festa dentro da cidade para facilitar a locomoção das pessoas. Mas antes de tudo nos reunimos com a comunidade. O Carnaval particular é um evento organizado, com hora pra começar e terminar, com segurança e, assim, muito menos impactante para a comunidade. Queremos que o evento seja uma oportunidade de diversão e trabalho na cidade”, completa o empresário.
Ouça a rádio de Minas