Fábrica de sorvete da lugar a cervejaria
Após investir no segmento de sorvetes por sete anos, os irmãos Crisley e Maykel Alves dos Anjos, diante da sazonalidade do produto e da concorrência com as gigantes do setor, resolveram mudar o rumo dos negócios.
Há três meses, os empresários estão readaptando a fábrica instalada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para dar início, em breve, à produção da cerveja artesanal Stellare em Minas Gerais. Cerca de R$ 500 mil estão sendo investidos, com recursos próprios.
Segundo Crisley dos Anjos, a produção hoje, de 10 mil litros por mês, é feita no estado do Rio – o local não pode ser revelado por questões contratuais.
Com a abertura da fábrica em Juiz de Fora, a estimativa é de que sejam envasados 20 mil litros mês, podendo chegar a 30 mil litros mês, em apenas um turno de trabalho.
“Compramos um tanque de fermentação e fizemos modificações na planta. Estamos, agora, aguardando a liberação do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, disse o empresário.
A aposta dos irmãos Anjos não é à toa. Nos últimos cinco anos, segundo levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o mercado de cervejas artesanais avançou 130%. Existem, atualmente, pelo menos 835 negócios e quase 170 mil produtos, que respondem por 1,5% do mercado nacional.
No ano passado, eram 679 microcervejarias e faturamento de R$ 130 bilhões, de acordo com o estudo.
Em número de unidades fabris no País, o Sul lidera, com 369 plantas artesanais, seguido do Sudeste (328). Em um outro pelotão de empresas, o Nordeste tem 61 unidades; o Centro-Oeste, 51, e o Norte, 26.
Quanto ao ranking estadual, a liderança é do Rio Grande do Sul (179), tanto em ranking de cervejarias quanto na densidade – proporção de cervejarias por habitante.
São Paulo fica em segundo (144) e Minas Gerais (112) em terceiro, seguido de Santa Catarina (102), Paraná (88), Rio de Janeiro (56), Goiás (25), Pernambuco (18), Espírito Santo (16) e Mato Grosso (12).
Pulo do gato – O grande diferencial da Stellare diante da concorrência, segundo Crisley dos Anjos, será a produção e venda em escala comercial, “garantindo ao consumidor final qualidade e preço competitivo”.
Para atingir o objetivo, parcerias estão sendo fechadas no Estado, para que a marca chegue a mais pontos de venda.
Para alcançar a excelência do produto, foi contratado um Mestre Cervejeiro, profissional responsável pela seleção da matéria-prima, acompanhamento do passo a passo da fabricação e a assinatura dos diferentes tipos de cerveja.
A empresa produz, hoje, dois tipos de cerveja Pilsen, feitas com malte e lúpulo 100% alemão, que são oferecidas em garrafas de 600 ml.
Assim como a maioria das cervejarias artesanais, a Stellare tem atuação regional e emprega poucos funcionários. “Hoje, geramos oito empregos diretos.”
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