Economia

Produção de minério de ferro da Vale cresce 4,9% em 2018

Produção de minério de ferro da Vale  cresce 4,9% em 2018
Créditos: Vale do Rio Doce

Rio – A produção de minério de ferro da Vale em 2018 cresceu 4,9% ante o ano anterior, para 384,6 milhões de toneladas, atendendo a expectativas de analistas de mercado, que ponderaram que aguardam mais visibilidade sobre as operações da empresa ao longo deste ano.

O dado de extração foi publicado ontem pela mineradora, em seu relatório trimestral de produção e vendas, o primeiro após o rompimento da barragem de Brumadinho, que vitimou cerca de 300 pessoas, entre mortos e desaparecidos, em grande parte funcionários da própria mineradora.

Mas não foram apresentadas informações atualizadas sobre as metas para o ano, que podem sofrer impactos importantes devido à tragédia envolvendo a empresa, em 25 de janeiro, que levou a mineradora a paralisar operações em diversas minas no Estado.

A Vale divulgará hoje, após o fechamento dos mercados, seu desempenho financeiro de 2018. Na mesma data, a empresa informou que irá divulgar “detalhes extensos” sobre todas as iniciativas relacionadas ao desastre. No dia seguinte fará uma teleconferência com analistas.

Maior produtora global de minério de ferro, a Vale foi levada a paralisar capacidade anual de produção de 92,8 milhões de toneladas da commodity, por iniciativa própria ou de autoridades, após a tragédia.

No entanto, a companhia deu sinais de que poderia ter certa margem para lidar com a situação este ano, já que informou ter vendido apenas cerca de 80% do total de minério de ferro produzido no ano passado.

Em 2018, a empresa vendeu cerca de 309 milhões de toneladas da commodity, alta de 6,1% ante o exercício anterior.

Balanço – No quatro trimestre, o volume de vendas de finos de minério de ferro somou 80,2 milhões de toneladas, queda de 3,9 % ante o trimestre anterior, “como resultado de vendas que foram deliberadamente postergadas para o primeiro trimestre de 2019 para fins de otimização de margem”, segundo a empresa.

Também nos três últimos meses do ano passado, a mineradora produziu 101 milhões de toneladas, queda de 3,8 % ante o trimestre anterior. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas