Negócios

Oi inicia preparativos para cobertura 5G

Oi inicia preparativos para cobertura 5G
Créditos: Paulo Whitaker/REUTERS

Rio – A Oi e a Huawei iniciaram a ativação de novos serviços que estão mudando a experiência de conexão por celular e uso da internet para clientes, estabelecimentos comerciais e frequentadores de Búzios, município da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Desde o final de 2018, a cidade conta com cobertura móvel com tecnologia 4.5G e com o acesso à banda larga com internet por fibra óptica até a casa do cliente (FTTH) através do produto Oi Fibra, que permite velocidades de navegação que vão de 50 Mega a 200 Mega e possibilita acesso à Oi TV por internet (IPTV).

“Estamos transformando a experiência de quem estiver em Búzios, promovendo uma melhoria significativa na qualidade dos serviços de telecomunicações oferecidos aos consumidores nesta localidade. Estamos falando de conexão de internet de alta performance, com qualidade de sinal e altíssima velocidade. É um projeto robusto, que até abril de 2019 estará disponível para cerca de 90% das residências no caso da fibra óptica, e que contempla também a modernização da rede móvel com tecnologia 4,5G e já prepara para receber o 5G quando esta tecnologia estiver disponível no Brasil”, afirma o presidente da Oi, Eurico Teles.

Para marcar a iniciativa em Búzios, a Oi montou na Praça da Ferradura, no Centro da cidade, um ambiente em parceria com a Huawei para demonstrações da tecnologia 5G, antecipando para o público o que há de mais moderno no mundo em tecnologia de transmissão de dados, que ainda não está disponível no Brasil. Na demonstração do 5G, o visitante pode se conectar a outra pessoa no mesmo ambiente, visualizando suas respectivas holografias por meio de óculos de realidade virtual.

Para implantação da fibra óptica, a Oi utilizou o diferencial competitivo de alta capilaridade e robustez da sua rede de mais de 350 mil km de fibra já existente para acelerar a oferta de serviços de internet com grande estabilidade e de altíssima velocidade, que levam a fibra óptica até a casa do cliente (FTTH), que também permite acesso à TV pela internet utilizando a tecnologia de IPTV. O serviço de IPTV traz uma nova proposta de TV por assinatura, muito mais interativa; TV Anytime Anywhere: Através do Oi Play, os usuários podem acessar o conteúdo em tablets, smartphones e PCs.

A tecnologia também oferece uma série de facilidades, que fazem da TV um serviço muito mais completo e atrativo para os diversos perfis de consumidores. Com a IPTV, os usuários podem ter acesso a videos on demand (VOD), ver a programação fora do horário, escolher a câmera que quer assistir a cena, ver o que passa em vários canais ao mesmo tempo, entre outras funcionalidades.

A expansão da rede de fibra óptica da companhia nas cidades é feita estrategicamente, de forma direcionada e de acordo com a demanda de mercado. O grande diferencial de 350 mil km de extensão da sua rede, que passa por mais de 2 mil municípios, também permite que a Oi tenha mais precisão e eficiência de custos na implantação dos serviços. Além de Búzios, o serviço está disponível em mais 32 cidades brasileiras.

Minas Gerais – Em Minas Gerais, a FTTH já foi implantada em Belo Horizonte, Pouso Alegre, Divinópolis, Poços de Caldas, Montes Claros, Varginha, Vespasiano, Ubá e Betim. Está disponível também em Manaus (AM), Salvador, Fortaleza, Goiânia, Aparecida de Goiânia, Recife, Olinda, Curitiba, Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Vilar dos Teles, Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Cabo Frio, Teresópolis, Nilópolis, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Nova Iguaçu, Porto Alegre, Viamão e Brasília.

“A Oi está implementando um novo modelo para ampliação da rede de fibra FTTH e modernizando sua rede móvel para serviços 4,5G em todas as frequências, com a redução gradual do uso das tecnologias 2G e 3G. A Oi também deixará a sua rede móvel preparada para atender as soluções de Internet das Coisas e também para a ativação do 5G quando esta tecnologia estiver disponível no país. É importante reforçar que a Oi já possui rede FTTH em 33 cidades e rede 4,5G em 26 cidades, e que através da sua rede de transporte em fibra óptica de grande capacidade e alta capilaridade é a operadora capaz de transportar nacionalmente o tráfego de dados de alta velocidade, seja do FTTH ou da rede 4,5G/5G, com qualidade”, explica o diretor de Operações da Oi, José Cláudio Moreira Gonçalves.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas