Lóh Saile presta consultoria de moda às mulheres

O perfil jovem e alternativo dos empreendimentos da parte baixa do bairro Buritis, na região Oeste, já batizado de “Novo Buritis”, tem dado força para empresários apostarem na realização de antigos sonhos. Entre eles está a arquiteta Lorena Saile, que deixou os cálculos e os projetos para se dedicar à moda.
A Lóh Saile é a realização do sonho de trabalhar com um dos setores mais tradicionais da economia mineira e, ao mesmo tempo, prestar um serviço de consultoria que ajuda as mulheres na busca pela autoestima.
Com mais de 150 itens no mix, a loja trabalha com novas marcas mineiras e algumas paulistas.
“Minha paixão sempre foi a moda. Quando chegou a hora de escolher a profissão, porém, moda não era um curso respeitado como é hoje, então escolhi a arquitetura, que tem muita coisa a ver. Trabalhei na arquitetura durante bastante tempo, mas chegou uma hora em que não estava mais feliz e precisava mudar. Busquei capacitação e me tornei empreendedora”, relembra Lorena Saile.
A empresária se dedica pessoalmente à escolha das peças, que incluem acessórios. Uma das estratégias é visitar eventos como o Minas Trend e outros salões de moda fora do Estado. Sem revelar o valor do investimento, ela conta com a ajuda do marido na administração da loja e mais uma colaboradora nas vendas. Parte do sucesso vem das vendas via internet, principalmente pela rede social Instagram. Para aquelas clientes que chegam com mais prazo, além da consultoria, Lorena pode “garimpar” peças junto aos seus fornecedores de acordo com o perfil da consumidora e do evento que irá participar. O preço das peças variam entre R$ 69,60 e R$ 700.
“Me qualifiquei para prestar esse tipo de assessoria. Não trabalho apenas para vender uma roupa, mas para que a cliente se sinta bem. Ensino a combinar peças inclusive com o que a pessoa já tem no armário. Hoje muita gente tem dúvidas de como se vestir e sofre com baixa autoestima. Esse tipo de venda é mais assertiva e fideliza mais as clientes porque elas se sentem respeitadas”, afirma a empresária.
Os próximos passos para além da consolidação da loja é a criação de cápsulas em parceria com estilistas mineiros. Sem se aventurar pela indústria e a responsabilidade de criar uma coleção completa, a ideia é atuar em cocriações, fomentando a grife Lóh Saile.
“Minas Gerais é o berço da moda brasileira e o que é feito em Belo Horizonte é de muita qualidade. Podemos perceber pelo acabamento, a quantidade de trabalho artesanal, pelo design. Isso, eventualmente, pode custar um pouco mais. Não tenho o objetivo de me tornar uma estilista no sentido da indústria, mas sim de criar coleções específicas, cápsulas, como uma série de T-Shirts, por exemplo, exclusiva para a Lóh Saile, em parceria com um dos talentos mineiros”, destaca.
Ouça a rádio de Minas