Opinião

Mercado de beleza em expansão

Mercado de beleza em expansão
Crédito: Nacho Doce / Reuters

Alexandre Araújo *

O mercado da beleza segue crescendo com a evolução tecnológica e financeira e a expectativa é que esse bom momento continuará ao longo deste ano. Conforme dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), estima-se uma alta de 1,5% a 2% para o ano, sendo que em 2018 a área movimentou R$ 47,5 bilhões. A indústria da beleza cresceu 10% e movimenta mais de R$ 101 bilhões ao ano, desde 2001.

O segmento brasileiro de beleza é um dos responsáveis pelos números positivos e as perspectivas para 2019 são ainda melhores em decorrência, principalmente, da inovação e desenvolvimento de pesquisas na área de cosmetologia.

A tendência valoriza a cosmética avançada que usa o produto como uma solução efetiva para problemas e tratamentos estéticos. Como reflexo, a cirurgia plástica está perdendo espaço nos consultórios. Os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) revelam o crescimento da demanda por tratamentos não cirúrgicos. Em 2014, os procedimentos representavam apenas 17,4% dos atendimentos com cirurgiões plásticos, já em 2016 somaram mais de 47% da agenda dos especialistas.

As inimigas antigas das mulheres, como as rugas, manchas na pele, cabelos desalinhados ou com pontas duplas, estão sendo tratados a partir de uma perspectiva focada em melhora progressiva, com resultados mais duradouros e menos superficiais. A alta demanda por tratamentos de beleza reforça a preocupação contemporânea com a aparência, diretamente ligada à a autoestima individual.

É possível acreditar no crescimento do setor aliado à praticidade para a mudança na aparência física. Não é necessária internação, cirurgias ou afastamento do trabalho. Muitas vezes, não é preciso nem muitos dias, pois, com apenas algumas horas é possível mudar radicalmente o visual.

Como consequência positiva dos avanços tecnológicos, são lançados produtos mais inovadores com melhor qualidade e procedimentos com resultados mais naturais.

O mercado de beleza avança e segue cada vez mais concorrido. Juntamente com esse aumento, surgem outros setores da economia, como as feiras e eventos focados na apresentação de produtos e procedimentos.

Apesar de serem eventos empresariais com foco principal no fechamento de novos negócios, acabam se transformando em grandes espetáculos, em que vale tudo para chamar a atenção do cliente, profissional da beleza como barbeiros, cabeleireiros, maquiadores e esteticistas, entre outros, ou simplesmente, alguém que leva a sério o cuidado com a aparência.

Um bom exemplo desses eventos é a Professional Fair, a maior feira de beleza brasileira fora de São Paulo, que acontece no Expominas, em julho. A programação sempre permite que, entre a apresentação dos produtos e procedimentos, seja possível assistir performances de cortes de cabelo, apresentação com modelos e presença de artistas. Na última edição, foram mais de 50 mil de visitantes, entre profissionais da beleza, jornalistas, influenciadores e interessados em conhecerem as novidades do setor.

O crescimento do segmento de beleza e estética pode ser atribuído, inclusive, ao uso cada vez maior de novas tecnologias e aos investimentos em aperfeiçoamento. Os recursos atuais disponíveis para tratamentos estéticos apresentam as mais modernas técnicas para resultados cada vez mais eficientes e satisfatórios, melhorando, sobretudo, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, propósito principal do mercado de beleza.

  • Diretor da Fire Eventos
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas