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Com pegada “verde”, Tiê valoriza parceiros locais

Com pegada “verde”, Tiê valoriza parceiros locais
Crédito: Divulgação

Baseada na proposta de consumo consciente, a marca Tiê Moda Sustentável, sediada na região da Savassi, em Belo Horizonte, aposta na produção em parceria e nos pilares da sustentabilidade para agradar uma clientela crescente que, além de qualidade e preço, conte uma história e tenha a responsabilidade como princípio.

Capitaneada pelas designers de interiores Emanuelle Carvalho e Vivian Vidal Carvalho Silva – nora e sogra, além de sócias -, a marca nasceu em São Paulo, mas se tornou mineira em 2015.

“Em 2011, Vivian buscava uma franquia e conheceu e Tiê em São Paulo. Ela se tornou sócia e eu franqueada em Belo Horizonte. Tempos depois a sociedade se desfez e nós duas assumimos a marca. Remodelamos o negócio e concentramos a atividades em Belo Horizonte. Ao fazer esse movimento, encontramos a verdadeira essência da marca. Hoje, a Tiê é uma marca mineira que trabalha especialmente com parceiros locais”, explica Emanuelle Carvalho.

A proposta é oferecer uma moda casual e atemporal. As roupas são feitas em algodão, malhas, sarjas recicladas, tecidos com fibras naturais e fios biodegradáveis. Sapatos veganos são de resíduos de persiana. O conceito de upcycling (criação de algo novo e melhor a partir de itens antigos) está nos acessórios exclusivos e desenvolvidos por parceiros locais. Os materiais vão da corda poliéster de pet, contas para colares de embalagens de xampu a resíduos de madeira, por exemplo. Todos os produtos possuem uma tag que conta o caminho desenvolvido durante a produção.

“Não trabalhamos com o conceito tradicional de coleção. As peças vão sendo lançadas e se integrando ao nosso mix de maneira complementar. Trabalhamos as cores e o design de maneira que cada peça possa ser usada de muitos jeitos, durante muito tempo. Levamos em consideração de que não existe lado de fora do planeta. Todo lixo fica aqui dentro, então não podemos descartar as coisas ritmo que fazemos hoje. O planeta não aguenta e as pessoas também não. Não há como acompanhar todas as tendências sem se sentir frustrado. Uma moda sustentável permite que as pessoas se expressem, escolham o seu jeito de ser”, afirma a empresária.

No pilar social, além de parceiros locais a Tiê trabalha ações sociais como uma das parcerias que desenvolve um projeto na Penitenciária Feminina Estevão Pinto, onde as reeducandas produzem acessórios com estampas coloridas e são remuneradas.

Para garantir o seu propósito a designer acredita na política “olho no olho”. O atendimento pessoal, com tempo para uma boa conversa é peça fundamental da estratégia. A internet, por enquanto, é uma ferramenta para levar o discurso para mais pessoas e aprofundar o relacionamento com clientes já conquistados.

“Ainda temos um caminho a ser feito no on-line. A sustentabilidade é um tema ainda recente, que precisa ser debatido. As pessoas ainda não conhecem os materiais, acham que é uma moda muito cara, desconfiam do conceito. É preciso conversar. Aqui recebemos com tempo. Ainda estamos numa fase de conscientização e conquista do público. Todos nós temos responsabilidade com o que acontece com o planeta. Precisamos aprender isso”, completa.

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