TIM afirma que 5G depende do governo

O CEO da TIM Brasil, Pietro Labriola, fez um apelo ao poder público para a melhoria da infraestrutura de rede de dados no País. Durante coletiva à imprensa, realizada ontem, no Rio de Janeiro, o executivo afirmou que o almejado 5G não existirá se o governo não ajudar o setor a preparar o País para a nova tecnologia. O CEO também anunciou o primeiro plano-família pós-pago da marca, que chega como um hub de entretenimento e com a novidade da assinatura da Netflix incluída.
Labriola afirmou que o setor de telecomunicação tem trabalhado para que a cobertura de rede das operadoras no Brasil acompanhe o aumento de tráfego de dados, mas ele destacou que esse é um desafio grande demais e que não cabe apenas às empresas.
“Todas as operadoras que registram crescimento no tráfego de dados vão precisar de novas instalações de antenas e hoje isso já é um problema. Com o 5G, esse problema vai ser ampliado. Nós vamos trabalhar para melhorar a qualidade do serviço, mas precisamos de todas as ferramentas que permitam essa melhoria”, disse.
No que se refere à inovação em serviço, a TIM tem um bom histórico: depois de lançar os benefícios de Whatsapp e redes sociais incluídas no plano, a operadora inova mais uma vez com o plano pós-pago TIM Black Família. Esse é o primeiro plano da operadora com esse perfil família e que permite a adição de até cinco dependentes. Mas a grande novidade do produto é que ele será o primeiro no País a incluir a assinatura da Netflix, plataforma de streaming de filmes e séries. O plano-família também inclui 50 milhões de músicas no Deezer e mais de 100 revistas da Tim banca virtual.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Além disso, o TIM Black Família tem uma vantagem no roaming internacional: sete dias de WhatsApp ilimitado grátis e 30 minutos de ligações todo mês para usar em qualquer lugar do mundo. A oferta é para evitar a famosa troca de chips quando o cliente viaja para o exterior. Pelo plano-família, o titular também tem total controle da divisão de gigas entre os dependentes. Outra exclusividade desse plano é que o titular pode optar por um atendimento mais humanizado e não robotizado.
Receita – Anunciado ontem, o novo plano da TIM já está à venda nas lojas da operadora e deve ajudar a empresa a bater a meta de crescimento de receita para este ano, que é de 3% a 5% em relação a 2018. O CEO reconhece que a relação das empresas de telecomunicação com as empresas de plataformas inovadoras como Whatsapp “não era amigável”, uma vez que essas ferramentas significaram ameaça ao setor.
Mas ele destacou que não é possível brigar com a tecnologia e que, na verdade, foram esses aplicativos que trouxeram mais tráfego de dados para os smartphones.
“Hoje podemos dizer que nossa relação é mais de cooperação do que de competição com elas”, disse. Apesar da aproximação da indústria do entretenimento, o CEO descartou a hipótese de a TIM investir estrategicamente nesse segmento com a produção de conteúdo, por exemplo. “Há empresas grandes fazendo isso e não vamos concorrer com elas”, disse.
*A repórter viajou a convite da TIM
Ouça a rádio de Minas