Embrapa aposta em bioquerosene para aviação

O setor de aviação recentemente tem investido na produção sustentável de combustíveis renováveis, e o bioquerosene é uma das apostas para substituir o querosene de origem fóssil. Para defender essa ideia, o pesquisador da Embrapa Agroenergia Bruno Laviola participa do I Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para Aviação e ministra palestra com o tema: “Fontes oleaginosas potenciais para a produção de bioquerosene no Brasil”. O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia, Informação e Comunicação – MCTIC, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e a Rede Brasileira de Bioquerosene de Aviação – RBQAV.
A palestra será ministrada amanhã (7), nas instalações do Hotel Holliday Inn, em Natal (RN). “Existe no Brasil um grande número de espécies nativas e exóticas que produzem óleo em frutos e grãos, com diferentes potencialidades e adaptações naturais a distintas condições de clima e solo do País”, explica Laviola.
Os desafios quanto ao uso das matérias-primas oleaginosas e às estratégias de desenvolvimento da cadeia de produção de bioquerosene de aviação no Brasil passam por gargalos técnico-científicos e políticos. Esses desafios relacionam-se tanto à produção, ao processamento industrial, como à integração com cadeias produtivas regionalizadas.
Macaúba e palma de óleo – Para promover a sustentabilidade do setor, a Embrapa atua no suporte com pesquisa de matérias-primas e biomassas voltadas para a produção de bioquerosene de aviação, explica o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Guy de Capdeville.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Ainda existem consideráveis desafios a serem vencidos. Entre eles, poucos processos para a produção. Atuamos na produção de culturas como a macaúba e a palma de óleo, pois essas culturas apresentam características altamente promissoras para a produção de energia”, complementa Bruno Laviola.
A Embrapa também concentra esforços em estudos relacionados à utilização de resíduos agrícolas para a produção de diferentes biocombustíveis e também de outros produtos de valor agregado. Entre esses estudos, destacam-se a produção de biodiesel por meio de óleo de fritura e o aproveitamento da glicerina de dendê e soja em novos compostos químicos.
Diversas alternativas estão sendo desenvolvidas para promover a utilização de energias sustentáveis na produção de combustíveis para o setor da aviação. Este é um dos setores que mais contribuem para a emissão de gases poluentes na atmosfera e é alvo de um importante programa de metas de redução de 50% das emissões de carbono até 2050. Atualmente, o setor contribui com cerca de 2% das emissões provocadas pela atividade humana. Há previsões de que até 2030 as emissões do setor sejam superiores a 3%. (Com informações da Embrapa).
Ouça a rádio de Minas