Governo adia anúncio do Plano Safra deste ano
São Paulo – O anúncio do Plano Safra, inicialmente marcado para 12 de junho, foi adiado após a Comissão Mista de Orçamento (CMO) não votar, na quarta-feira (5), autorização de operações suplementares de crédito, de R$ 248,9 bilhões, informou ontem a assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O adiamento do plano governamental de financiamento aos produtores rurais foi anunciado porque o programa precisaria dos recursos que seriam autorizados pela CMO.
O atraso no plano confirma reportagem publicada pela Reuters na quarta-feira, que apontou que o revés na CMO atrapalharia os planos do governo de lançar o programa no próximo dia 12.
Agora, se a CMO aprovar as operações de crédito na próxima sessão, no dia 11, o Plano Safra poderia ser anunciado a partir da semana seguinte.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
É importante que o Plano Safra seja anunciado logo para que o setor possa se programar melhor para a próxima temporada de grãos, cujo plantio começa em setembro.
O Planalto precisa aprovar o crédito suplementar para que o governo não descumpra a chamada “regra de ouro”.
Uma parte do crédito extraordinário, cerca de R$ 10 bilhões, seria usada para equalização de taxas de juros aos produtores rurais, conforme previsto no plano de financiamento da agricultura do governo, disse uma fonte à Reuters. (Reuters)
Ouça a rádio de Minas