Negócios

Nova gestão do Sindinfor vai priorizar formação de mão de obra

Nova gestão do Sindinfor vai priorizar formação de mão de obra
O novo presidente, Fábio Veras, propõe a criação de uma agenda que estabelece a inovação como um valor central de negócio - Crédito: Divulgação

Uma nova agenda que estabelece a inovação como um valor central de negócio está sendo desenhada para as empresas de software em Minas Gerais. A iniciativa, que ganhou o nome MG Digital, é liderada pelo recém-empossado presidente do Sindicato da Indústria de Software e de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Sindinfor), Fábio Veras. Entre os pontos-chaves dessa nova agenda estão a formação de mão de obra especializada no segmento e a proximidade com startups e universidades.

O novo presidente assumiu em maio e traz com ele uma bagagem importante de atuação no setor de tecnologia em Minas Gerais. Entre os principais projetos desenvolvidos por Veras no Estado está a primeira versão do programa Fiemg Lab, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que apoiou 100 startups e aportou R$ 1,45 milhão em 15 delas. O executivo também é um defensor da inserção das crianças nesse ecossistema e defende o ensino de programação nas escolas.

Sobre seu mandato no Sindinfor, o executivo afirma que sua missão será de estimular um “novo associativismo”, de forma que as empresas sejam mais do que uma “confraria de empresas de TI”, mas uma organização de transformação para a economia mineira.

“Quero vocalizar o setor de uma forma diferente e reforçar que somos um dos segmentos que mais contribui para a diversificação da economia. Para isso vamos inserir inovação como valor. Vamos tirá-la do departamento de marketing das empresas e mostrar que ela está na prática da nossa atuação, transformando modelos de negócios, de produtividade e de gestão”, afirma.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para isso, o executivo planeja maior aproximação das startups e das universidades, a fim de trazer inspiração de outros modelos de inovação para as casas de software.

“Temos professores mineiros no exterior, estudando inteligência artificial nas melhores organizações do mundo e não aproveitamos isso. Queremos criar uma agenda de cooperação pró-mercado e permitir que as empresas se apropriem do que tem de melhor no mundo em soluções inovadoras”, diz.

Além disso, a nova presidência do Sindinfor vai fomentar a formação de mão de obra especializada no setor. Segundo Veras, o segmento vive um gap de vagas abertas e que não são preenchidas por falta de profissionais no mercado. Ele afirma que o sindicato vai apoiar ações de formação e defender, junto aos políticos, a inclusão da linguagem de programação nas escolas.

“Nossa geração foi formada para entender que a tecnologia é para poucos, mas não é. A verdade é que ela empodera os indivíduos. O profissional do futuro vai ter que entender de programação e nós temos o papel de liderar essa compreensão do que é o digital”, finaliza.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas