Atitudes simples movem o mundo
Ronaldo Scucato *
Há uma década, quando iniciamos o sonho de fomentar o espírito cooperativista e de voluntariado em Minas, por meio do programa Dia de Cooperar, carinhosamente chamado de Dia C, não imaginávamos o que viria pela frente. Passados 10 anos de seu lançamento, o Dia C se consolidou como o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil, trazendo a todos nós a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
A iniciativa dialoga com o sétimo princípio cooperativista, que é o interesse pela comunidade, e amplia a atuação contínua das cooperativas para o desenvolvimento sustentável. Por meio desse movimento o setor coloca em prática projetos de responsabilidade social nas comunidades em que atua, confirmando o compromisso do cooperativismo com a construção de um mundo mais justo e equilibrado.
Os resultados alcançados até hoje demonstram a importância do Dia C e indicam que estamos na direção certa. Desde a sua criação em Minas Gerais, em 2009, o Dia de Cooperar já atraiu mais de 300 mil voluntários e contribuiu diretamente para a qualidade de vida de cinco milhões de pessoas. O movimento que conquistou o Brasil, a partir de 2014, passou a ser realizado em todo o território nacional, e hoje mais de oito milhões de pessoas já foram beneficiadas, com a participação de 700 mil voluntários.
Nesses 10 anos, as cooperativas têm se destacado pelo protagonismo nas ações de responsabilidade social, confirmando o sucesso do movimento. A cada ano, a participação dos voluntários é ampliada, bem como o número de iniciativas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Dia C evidencia que o voluntariado é o elo entre as pessoas que acreditam que a solidariedade faz a diferença e transforma muitas vidas. E é isso que continua nos movendo para a promoção da cidadania, da dignidade e da prosperidade para mineiros e brasileiros. Cada iniciativa que integra o Dia de Cooperar busca fazer a diferença na construção de um Brasil melhor.
A importância do Dia de Cooperar foi reconhecida internacionalmente e abençoada pelas mãos do Sumo Pontífice. Em audiência papal realizada em abril de 2019, na Praça de São Pedro, tive a honra de ser recebido pelo Papa Francisco. O Santo Padre abençoou o movimento que promove o desenvolvimento social das comunidades, transforma realidades e eleva a qualidade de vida das pessoas.
O Papa frisou que a felicidade de um país passa pelos relacionamentos entre as pessoas e pela capacidade de cuidar uns dos outros. Para ele, no campo econômico, o segmento cooperativista é capaz de superar as falhas do liberalismo e do consumismo. O Pontífice falou ainda sobre a capacidade do cooperativismo de gerar empregos e de dar dignidade e fortalecimento para que pequenos produtores possam se firmar no mercado.
Este ano, o Dia de Cooperar será celebrado em 6 de julho, data em que também comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo. O Sistema Ocemg promoverá um grande evento na Praça da Assembleia, em Belo Horizonte, para celebrar as ações de voluntariado do setor, demonstrando para os belo-horizontinos o quanto o cooperativismo contribui para o bem-estar social e está presente no dia a dia de todos, seja por meio de seus produtos e serviços, seja no cuidado com o meio ambiente e com as comunidades.
Na manhã desta data tão especial, convidamos a todos para conhecer e comemorar os resultados do Movimento Dia C e suas iniciativas voluntárias, contínuas e realizadas com tanto zelo pelas cooperativas, que todos os anos se juntam para mover o mundo com atitudes simples e que fortalecem cada vez mais esta grande corrente do bem.
*Presidente do Sistema Ocemg
Ouça a rádio de Minas