Economia

Governo libera trecho de 15 km da BR-381

Governo libera trecho de 15 km da BR-381
Crédito: Alberto Ruy - MInfra

O Ministério da Infraestrutura inaugurou na sexta-feira (19) um trecho de 15 quilômetros da duplicação da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Aço. O investimento total previsto na duplicação de 303 quilômetros da rodovia é estimado em R$ 6 bilhões

Na cerimônia de liberação do trecho, o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reafirmou que a BR-381/MG faz parte das prioridades do ministério e destacou a importância da obra para melhorar a segurança da rodovia e para a economia do estado.

“Estamos começando agora. Inauguramos o primeiro trecho e vamos dar sequência a este trabalho”, disse. “Eu tenho certeza que essa execução vai salvar vidas e vai ser importante para a economia da região. Então, a 381/MG é uma prioridade absoluta para o governo do Presidente Bolsonaro”, concluiu, em nota.

A entrega do trecho, localizado na altura do município de Antônio Dias, no Vale do Aço, além de dar funcionalidade a dois túneis (Antônio Dias e Prainha), também irá beneficiar as cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e João Monlevade. A duplicação facilitará, ainda, o acesso ao complexo portuário do Tubarão/ES, segundo o ministério.

Atualmente, a BR-381/MG passa por obras em um trecho de 303 quilômetros, dividido em 11 lotes. O investimento total previsto pelo Dnit é de R$ 6 bilhões. Devido ao contingenciamento de recursos, o Departamento priorizou dois lotes (3 e 7), com conclusão prevista para 2020.

O primeiro (Jaguaraçu – Ribeirão Prainha) tem 28,6 km e está 60% finalizado. Já o segundo (Rio Una – Caeté), tem 37,5 km e possui execução total de 75%.

Concessão – O trecho em obras vai integrar a concessão da BR-381/262/MG/ES, cuja Audiência Pública nº 10/2019 foi aberta pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na última quarta-feira (17). O período para envio de contribuições vai até às 18 horas do dia 2 de setembro.

De acordo com as minutas de edital e contrato, a concessão consiste na exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de recuperação, conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade das rodovias por 30 anos. Estão previstos R$ 9,1 bilhões em investimentos e R$ 5,6 bilhões em custos operacionais. (Da Redação)

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