CURTAS DC MAIS | 01/08

Guimarães Rosa
Literatura roseana. O estilo que ganhou identidade nasceu de apenas um escritor: João Guimarães Rosa. Autor de diversos contos e novelas, ele se destacou com o romance clássico “Grande Sertão: Veredas”. A obra revolucionou as letras publicadas no País, trazendo o erudito de mãos dadas com o regional. Para mostrar a genialidade do escritor, médico e diplomata mineiro, a equipe da Rede Minas foi até Cordisburgo, na região Central do Estado, conferir o museu onde era a casa em que Guimarães Rosa passou a infância. A reportagem será exibida hoje, no Jornal Minas (1ª edição, às 12h30, e 2ª edição, às 19h15).
Arquitetura brasileira
A Gustavo Penna Arquiteto & Associados (GPA&A) e a Casa da Arquitectura trazem a Belo Horizonte o lançamento do livro “Infinito Vão – 90 anos de arquitetura brasileira” e um bate papo com os curadores da mostra Fernando Serapião, Guilherme Wisnik e Nuno Sampaio. A mostra reúne 103 projetos desde 1920 até os tempos atuais e é hoje o melhor trabalho de catalogação, resgate da memória e divulgação da produção arquitetônica brasileira desenvolvida no Brasil e no mundo. O lançamento aberto ao público será realizado amanhã, às 10 horas, no auditório da Escola de Arquitetura da UFMG (rua Paraíba, 697, Funcionários).
“Comida de pai”
A tradicional “Feirinha Aproxima” terá uma edição dedicada aos pais. Programada para o próximo sábado, das 10 às 17 horas, no estacionamento do Diamond Mall, o evento traz uma programação recheada de atividades para pais e filhos. Quem comparecer à Feirinha terá a oportunidade de assistir, por exemplo, a uma aula de churrasco com o renomado Chef Penninha, e de participar de uma brassagem de cerveja artesanal com o mestre Marco Falcone (Falke Bier) e seu filho Max Falcone. Além da programação especial, a alusão ao Dia dos Pais também estará presente nas barracas de petiscos e bebidas, servidos na feira. Os expositores de gastronomia vão preparar diversas opções com a temática “comida de pai”. A entrada é gratuita.
Obra de Primo Levi
Organizado pela professora Lyslei Nascimento (UFMG), no centenário de nascimento do escritor italiano, o seminário Primo Levi (1919-2019) será realizado na Academia Mineira de Letras na próxima terça-feira, às 19h30. O evento faz parte da programação anual do Núcleo de Estudos Judaicos da Faculdade de Letras da UFMG em parceria com a Academia Mineira de Letras, no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML. Especialistas na obra do escritor abordarão diversas temáticas da obra de Primo Levi. Nascido em Turim, em 1919, e falecido na mesma cidade em 1987, Primo Levi foi químico e escritor. Sua obra excepcional inclui: memórias, contos, poemas, ensaios e novelas. A entrada é gratuita. A AML fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes.
Diploma de espanhol
O Instituto Cervantes de Belo Horizonte – órgão oficial do governo da Espanha e referência no ensino do espanhol e difusão da cultura hispânica – está com inscrições abertas para o curso preparatório Dele (Diploma de Español como Lengua Extranjera) com convocatória de prova programada para outubro..As aulas começas no dia 30 de agosto e os interessados poderão se inscrever até um dia antes. O curso possui carga horária de 15 horas, dividida em 3 horas por dia, uma vez por semana, totalizando 5 sessões que terminam no dia 27 de setembro. As aulas serão ministradas às sextas, das 18h30 às 21h30. Já o prazo de inscrição para realizar a prova em outubro termina no dia 21 de agosto.
Ouça a rádio de Minas