Agronegócio

Produtores de queijos do Estado serão primeiros contemplados com certificação

Produtores de queijos do Estado serão primeiros contemplados com certificação
Crédito: Divulgação/Seapa

Minas Gerais será o primeiro estado do País a entregar o Selo Arte a produtores de queijos artesanais. Treze produtores do Queijo Minas Artesanal (QMA) de diferentes regiões do Estado receberão o selo durante o Concurso Mundial do Queijo do Brasil, que começa hoje (8), em Araxá, no Alto Paranaíba.

Regulamentado pelo governo federal, no mês passado, o Selo Arte viabiliza a comercialização interestadual dos produtos artesanais de origem animal. Neste primeiro momento, receberão o selo os produtores artesanais cujas queijarias já estão registradas no

Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), instituição vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), responsável pela defesa agropecuária do Estado.
Além da entrega inédita do Selo Arte, que reforça a tradição e o papel de destaque do Estado como referência na produção de queijos artesanais no País, o governo de Minas, por meio da Secretaria da Agricultura e de suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA), tem programação diversificada nesta primeira edição do Concurso Mundial do Queijo do Brasil.

Concurso – O evento vai reunir produtores e especialistas de várias partes do mundo, além de variados tipos de queijos nacionais e internacionais que irão participar de um concurso para a premiação dos melhores. São esperados mais de 500 queijos concorrentes, entre artesanais e industrializados.

Segundo o superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Agricultura, Gilson Sales, o concurso é uma oportunidade para trazer para Minas toda a diversidade dos queijos artesanais. “O momento é muito positivo e oportuno, porque os queijos artesanais estão sendo reconhecidos e valorizados em todo o mundo”, avalia o superintendente da Seapa.

Cinco especialistas do Sistema Agricultura do Estado fazem parte do corpo de jurados como avaliadores técnicos e sensoriais dos queijos participantes do concurso: o superintendente da Seapa, Gilson Sales; dois especialistas da Emater-MG (o coordenador-técnico de Bovinocultura, Albany Arcega, e a coordenadora-técnica de Bem-Estar Social, Leni Alves de Souza); além de mais dois pesquisadores da Epamig/Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Júnio de Paula e Renata Golim. Uma equipe da Emater-MG também ficará responsável pela recepção, catalogação e organizações dos queijos nas mesas, de acordo com cada categoria concorrente. (Com informações da Seapa).

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas