CURTAS DC MAIS | 21/08

Festa Literária
A partir de hoje e até o próximo domingo, nas ruas históricas da cidade de Sabará, acontece a quinta edição da Festa Literária de Sabará (Flis). Realizado pela Borrachalioteca com direção de Túlio Damascena e Prefeitura de Sabará, apresentam atrações variadas, com lançamento de livros, mesas de debate sobre projetos de incentivo à leitura, rodas de conversa com escritores e ilustradores, saraus, narração de histórias, música de qualidade, tudo bem pensado para que cada um mergulhe no universo maravilhoso da literatura. O homenageado deste ano é o escritor sabarense Luiz Alves dos Santos, autor de diversos gêneros, como poesia, conto, cordel, teatro, entre outros.
Literatura russa
O paraibano Paulo Bezerra, principal tradutor brasileiro dos grandes clássicos da literatura da Rússia, dentre eles livros de autoria de Dostoiévski e Bakhtin, estará em Belo Horizonte amanhã para ministrar a aula/palestra “O idiota – um romance tragédia”. O evento acontece no Teatro I do CCBB BH, às 19h30. Além de gratuito contará ainda com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A atividade integra as ações sócio-educativas do espetáculo “Nastácia”, em cartaz no CCBB, até 9 de setembro, de sexta a segunda-feira, às 19 horas. A peça é uma adaptação da obra “O Idiota” de Dostoiévski e conta a história de uma das mais instigantes personagens femininas da literatura universal. Nastácia Filíppovna, uma mulher que passa por todos os tipos de violência (física e moral) e se torna um exemplo da luta diária por dignidade.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Torsos e Outros”
A Fundação Municipal de Cultura recebe, a partir de hoje, no Museu da Moda, a exposição “Torsos e Outros”, da artista Zélia Mendonça. A mostra de arte visual apresenta peças elaboradas com fuxicos, contas, restos de souvenires e sucatas. A exposição tem entrada gratuita e pode ser vista até o dia 27 de outubro. O Museu da Moda funciona de terça a sexta das 9h às 21h e sábado e domingo das 10h às 14h. A proposta da artista Zélia Mendonça é transformar quinquilharias em souvenirs, pequenos objetos com grandes atributos memorialísticos.
“Direito e Literatura”
A professora Daniela de Freitas Marques participa amanhã, às 19h30, do programa “Direito e Literatura”, da Academia Mineira de Letras, com a palestra “Autos medievais e as alegorias jurídicas: Gil Vicente e Ariano Suassuna”. Como o título sugere, ela apresentará elementos de autos medievais – estrutura, narrativa, humor e alegorias – presentes nas peças de Gil Vicente e Ariano Suassuna. O programa “Direito e Literatura” tem como objetivo estreitar o diálogo entre esses dois campos do saber, a partir de conferências que vão mostrar como eles se relacionam. Ao todo, serão cinco sessões, sempre às quintas-feiras, até setembro. A entrada é gratuita. A Academia Mineira de Letras fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes.
Riqueza de Tiradentes
Em 1938 o conjunto urbanístico de Tiradentes foi tombado como patrimônio nacional. A cidade, que recebe milhares de turistas todos os anos, encanta pelo casario, história e peças que conserva no conjunto urbanístico. O Brasil das Gerais convida o público a conhecer a riqueza do município hoje. Patrícia Pinho, que comanda a atração, recebe o jornalista e escritor Chico Brant e o fotógrafo Miguel Aun. Os dois lançaram, recentemente, o e-book “Tiradentes – Cidade singular e romântica”, ao lado do historiador e especialista em arte colonial Olinto Rodrigues dos Santos Filho. O Brasil das Gerais sobre Tiradentes vai ao ar, ao vivo, hoje às 11 horas, pela Rede Minas.
Ouça a rádio de Minas