CURTAS SME | 25/09
Senado faz audiência pública sobre saneamento nesta quarta
A Comissão de Infraestrutura (CI) promove na quarta-feira (25), a partir das 9h, audiência pública interativa para debater a realização da 19ª edição do WorldToiletSummit, maior evento sobre saneamento básico do mundo, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 17 e 19 de novembro. É a primeira vez que o evento será na América Latina. Foram convidados para o debate Jack Sim, fundador da WorldToiletOrganization, e Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil.
A audiência foi requerida pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Para ele, a reformulação do marco regulatório do saneamento básico “é necessária e urgente”.
Conforme a justificação do requerimento, há ainda no País 35 milhões de pessoas sem acesso a água tratada e 100 milhões sem serviços de coleta de esgoto.
A falta de saneamento é um problema brasileiro e também global. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, em pleno século 21, mais de 1 bilhão de pessoas não têm acesso sequer a um banheiro. Bilhões vivem em condição precária de serviços de saneamento básico. No Brasil são aproximadamente 4 milhões de pessoas sem acesso a banheiros.
O Brasil também apresenta indicadores alarmantes de acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo os números oficiais do governo federal, quase 100 milhões de pessoas ainda vivem em moradias sem acesso a saneamento – o dobro da população da Espanha. 46% do esgoto gerado é tratado, sendo o restante despejado diretamente na natureza degradando cada vez mais os recursos naturais e principalmente os corpos hídricos.
Para participar da audiência de hoje, acesse o link.
Privatizações em Minas
A SME quer discutir a privatização de estatais mineiras. O primeiro debate será sobre a privatização da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Quem irá falar será o ex-presidente da SME e da Eletrobrás, Aloisio Vasconcelos. O debate será às 18h30, na sede da SME, na rua Timbiras, 1.514, Centro. Inscrições: [email protected].
Ouça a rádio de Minas