Profissionais vivem uma nova era no País

Na última quinta-feira (26), Belo Horizonte recebeu o Seminário Transformação Digital, que reuniu mais de 100 participantes para discutir como as empresas e a sociedade estão lidando com as transformações tecnológicas e culturais vividas na era da Indústria 4.0.
A abertura do encontro ficou a cargo de Ronaldo Gusmão, presidente do Instituto de Educação Tecnológica (Ietec) e realizador do evento, que destacou a importância de se debater sobre a Transformação Digital.
“O mais importante é a gente conscientizar e educar os profissionais de que estamos em plena vivência de uma nova era. Isso é algo maravilhoso porque nós não estamos na 1ª, nem na 2ª ou 3ª revolução. Estamos na 4ª e estamos fazendo essa 4ª revolução”, explica Gusmão.
O diretor da Accenture Brasil, Constantino Seixas Filho, iniciou a sua apresentação com a pergunta: “Como trazer algo realmente novo?” Como resposta, o executivo apresentou alguns cases inovadores desenvolvidos pelas equipes global e nacional da Accenture.
“Nós iniciamos a inovação nos workshops de interação com o cliente para entender o que ele realmente está buscando e que problema ele quer resolver. Esse primeiro ponto é muito importante. Muitas vezes o que o cliente diz que está procurando não é o que vai resolver o seu problema. Entendido esse ponto, trabalhamos com nossos especialistas em uma equipe multidisciplinar onde temos pessoas de tecnologia, P&D, gerenciamento de negócios, change management, design etc. Agora, temos a Accenture Interactive, que é uma agência digital que reúne todas as empresas que a Accenture adquiriu nesse segmento porque entendeu que isso é indissociável da inovação”, explica Constantino, que destacou ainda o trabalho da Accenture junto às startups.
O gerente Executivo da MRV Engenharia, Flávio Vidal, falou sobre o mercado da construção civil e como a MRV está passando pelo processo de Transformação Digital.
“O mercado da construção é uma indústria muito pouco digitalizada. A MRV está mudando isso e passando pelo processo da transformação digital. Estamos nos reinventando e usando a tecnologia para tornar isso possível”, comenta Vidal.
Abordando o tema “Transformação da experiência dos clientes”, Vidal ressaltou a necessidade de acompanhar o novo perfil de consumidor.
“A gente não quer só construir apartamentos. A gente quer transformar vidas. O perfil das pessoas está mudando e para acompanhar essa mudança lançamos a nossa startup, a Luggo”.
Os participantes acompanharam ainda a palestra do Coordenador Técnico da pós-graduação em Transformação Digital do Ietec, Fernando Zaidan. O especialista apresentou o novo conceito de Sociedade 5.0, criada para acompanhar as mudanças da Indústria 4.0.
“É uma sociedade super inteligente, que vivencia novas ameaças disruptivas com a difusão de tecnologias digitais, transformando os modelos de negócios”. Zaidan abordou também os pilares da Transformação Digital, entre eles citou a importância de se ter uma cultura estratégica digital, realizar uma avaliação dos processos de negócios, gerenciar os projetos de forma ágil e saber gerir bem as tecnologias.
O gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Montreal Informática, Diovani Luiz Merlo, fez um panorama das tendências tecnológicas para os próximos anos. Em uma palestra bastante instigante, Merlo ressaltou que a forma como executamos as nossas tarefas do dia a dia está em transformação.
“Vamos deixar de fazer tarefas repetitivas (que serão feitas por robôs) para fazer tarefas mais complexas que serão exigidas pelo mercado”. Dentro do conceito de borda empoderada, o gerente explicou que em breve as pessoas poderão fazer coisas simples, como um exame de vistas, pelo próprio smartphone.
Com o tema Transformação Digital e Indústria 4.0, o Coordenador de Projeto da TetraTech, Rodrigo Assis Rocha, abordou temas como IOT, Computação em nuvem e segurança cibernética.
“Eu vim a esse evento hoje para entender como o mercado está vendo a Transformação Digital. Quais são as tecnologias e de quais formas elas estão sendo aplicadas dentro do mercado. Compreender como cada um vê a aplicação dessas tecnologias na mudança dos processos e da cultura”, conta a participante Maria Fernanda Hahn, Arquiteta Digital da TOTVS.
A gerente de Gestão de Mudanças e Transformação Digital da VLI, Fernanda Pires, mostrou como a VLI está implantando a Transformação Digital e frisou a importância das pessoas nesse processo.
“Não existe uma receita de bolo nesse processo. A Transformação Digital não é linear. Temos que experimentar. Encontre o seu jeito de transformar, mas não tente fazer isso sem olhar para as pessoas”.
Encerrando o encontro, Gustavo Montes (Banco BS2), Vinícius Miranda (Banco Olé Consignado) e Rutson Alves (FCA Fiat Chrysler), falaram sobre as transformações nos processos de negócios na era da Indústria 4.0. Por todo o evento, os tópicos mais comentados foram a necessidade da mudança de cultura das pessoas e o foco primordial no cliente.
“Pense sempre nos seus clientes para tomar decisão. A solidez e rentabilidade são consequências”, finaliza Vinícius Miranda. (Da Redação)
Ouça a rádio de Minas