Produção global de café sobe com ajuda do Brasil

A produção mundial de café no ano cafeeiro 2018-2019 atingiu 168,72 milhões de sacas de 60kg, dos quais 102,68 milhões de sacas são de café arábica, que equivalem a aproximadamente 60%, e 66,04 milhões de café robusta, volume que corresponde a 40% da produção global.
Se for estabelecida uma comparação com o ano cafeeiro anterior, cuja safra foi de 162,85 milhões de sacas de café, sendo 100,88 milhões de café arábica e 61,90 milhões de café robusta, verifica-se que esses volumes representam incrementos, respectivamente, de 3,7% da produção total, 1,8% do volume de café arábica e 6,7% do volume de café robusta.
Especificamente em relação ao café robusta, observa-se que, no ano cafeeiro 2018-2019, o volume produzido no mundo teve acréscimo de 4,14 milhões de sacas em relação ao volume de 2017-2018. Nesse mesmo contexto, é possível constatar que a produção brasileira de café robusta teve aumento de volume semelhante, pois em 2017 a safra foi de 10,72 milhões de sacas e, em 2018, de 14,17 milhões de sacas, o que gerou um incremento físico de 3,45 milhões de sacas.
Esse incremento da produção brasileira de café robusta indica recuperação da safra dessa espécie, a qual, em decorrência de severa estiagem ocorrida em anos anteriores no Espírito Santo, maior produtor dessa espécie de café no Brasil, teve a produção negativamente afetada.
Assim, tendo em vista a significativa participação do Brasil na produção mundial de café, o qual é responsável por aproximadamente um terço, é possível inferir que esse aumento da safra brasileira tenha contribuído para o aumento da produção mundial de café robusta no período analisado.
Extrapolando a análise para a safra brasileira de café robusta em 2019, é possível também deduzir que o aumento da produção de café robusta não deverá ter crescimento tão expressivo nesta safra, a qual está estimada em um volume equivalente a 14,52 milhões de sacas, ou seja, com crescimento de apenas 2,5% em relação a 2018.
Os dados e números estatísticos da cafeicultura mundial e brasileira foram extraídos do Relatório sobre o mercado de Café setembro 2019, da Organização Internacional do Café – OIC, e do Acompanhamento da safra brasileira Café – Terceiro Levantamento – Setembro 2019, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab.
Esses documentos estão disponíveis, na íntegra, no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.
Exportações – De acordo ainda com o relatório sobre o mercado de Café setembro 2019, o crescimento da oferta no ano cafeeiro de 2018-2019 refletiu no aumento das exportações, pois nos primeiros onze meses desse ano cafeeiro o volume vendido ao exterior foi 9,2% superior ao ano cafeeiro de 2017-2018, com 120,28 milhões de sacas embarcadas.
De outubro de 2018 a agosto de 2019, as exportações dos arábicas ultrapassaram as do mesmo período de 2017-2018 em 11,3%. Os embarques dos robustas aumentaram 5,6%, para 42,84 milhões de sacas, nos onze primeiros meses do ano cafeeiro de 2018/19. Para fins dessa análise, está sendo considerado o ano cafeeiro da OIC, que compreende o período de outubro a setembro.
Nesse mesmo contexto do desempenho da cafeicultura mundial, com relação exclusivamente ao consumo, a organização estima que o consumo global de café terá um aumento de 2,1% neste ano cafeeiro de 2018-2019, pois deverá alcançar o volume físico equivalente a 164,82 milhões de sacas de 60kg.
Estratificando esse volume global de consumo, a OIC destaca que, nos países importadores, o consumo aumentou 2,4%, ao atingir 114,51 milhões de sacas, o que corresponde a 69,5% do consumo do planeta.
E, em relação aos países exportadores (produtores de café), o consumo aumentou 1,3%, passando para 50,31 milhões de sacas, volume que representa 30,5% do consumo mundial. (Com informações da Embrapa)
Ouça a rádio de Minas