Variedades

CURTAS DC MAIS | 31/10

CURTAS DC MAIS | 31/10
Crédito: CIEE/MG-Arquivo

Homenagem ao CIEE/MG

A Câmara Municipal de Belo Horizonte promoveu, na segunda-feira passada, no Auditório Amyntas de Barros, Reunião Especial em homenagem aos 40 anos de existência do Centro de Integração Empresa-Escola de Minas Gerais. Em seu discurso, o vereador Marninho Félix ressaltou o trabalho de ação social que a instituição realiza na capital mineira, beneficiando milhares de jovens com seus programas de estágio e Aprendiz Legal, oferecendo-lhes oportunidade da conquista do primeiro emprego.  O diretor-presidente do CIEE/MG, professor Sebastião Alvino Colomarte enfatizou que o reconhecimento do trabalho socioassistencial e socioeducacional realizado pelo CIEE/MG tem significado ímpar para a instituição.

Narrativa policial

O gênero policial é um dos mais populares da literatura, com a característica de prender o leitor do início ao fim em uma história instigante. A temática é abordada na palestra “A narrativa policial e as cidades do crime”, que será realizada hoje, às 19h30, na Academia Mineira de Letras (AML), que fica na rua da Bahia, 1.466, Lourdes. Quem vai abordar o assunto são os escritores Vera Carvalho Assumpção e Marcus Vinícius de Freitas sob coordenação da professora Lyslei Nascimento. Na ocasião, haverá também o lançamento do livro “O olhar enigmático de Moacyr Scliar”, organizado por Lyslei Nascimento e Maria Zilda Cury (Quixote+Do Editoras Associadas). A entrada é gratuita.

“Memórias Negras”

A Fundação Municipal de Cultura realiza hoje, no Museu Histórico Abílio Barreto, a formação para educadores “BH Memórias Negras”, com o Teatro Negro e Atitude. A proposta é oferecer a educadores, agentes culturais e agentes de turismo a oportunidade de reflexão sobre a história e trajetória afrodescendente na cidade e formação para a mediação cultural calcada em pilares poéticos, estéticos e filosóficos da cultura afro-brasileira. Para participar é necessária a inscrição prévia, que pode ser feita pelo e-mail [email protected]. A atividade é gratuita. A programação inclui duas sessões especiais de mediação à exposição “NDÊ! Trajetórias afro-brasileiras em Belo Horizonte”, conduzidas pelo grupo, com sessões às 14h30 e às 19 horas.

Cinema e Psicanálise

A Fundação Clóvis Salgado realiza amanhã, por meio do Cine Humberto Mauro, mais uma edição do Cinema e Psicanálise, exibindo o longa-metragem Espera (2018), de Cao Guimarães. Após a exibição do filme, às 19h30, o próprio diretor irá comentar a sessão. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 30min antes da exibição, na bilheteria do cinema. O longa tem como tema a espera, registrando-a em suas mais variadas manifestações. A espera em uma fila, as esperas místicas, a espera de um ator para entrar em cena, a angustiante espera pelo sono, a espera pelos efeitos hormonais em uma adequação de identidade de gênero.

“Lugar de Criação”

O Programa CCBB Educativo preparou uma programação especial” do “Lugar de Criação” para interagir com as temáticas da exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”. São diversas oficinas, para crianças e adultos, que estimulam o diálogo com a arte de maneira criativa e lúdica. A mostra fica em cartaz até 18 de novembro, período em que há diversas ocasiões para aproveitar o Lugar de Criação, sempre com entrada gratuita, aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h. Nos dias 2, 3 e 15 de novembro, a oficina “Como nasce uma obra de arte?” apresenta ao público a atividade “Ateliê das Cores”. :O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) fica na Praça da Liberdade, 450, Funcionários.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas