Opinião

Importância da valorização da Contabilidade

Importância da  valorização da Contabilidade
Crédito: Marcos Santos/USP Imagens

Guadalupe Machado Dias *

Eventualmente, nós contadores, ouvimos comentários inconsistentes de que a Contabilidade vai acabar e será substituída por programas específicos de tecnologia da informação. Mesmo com os avanços tecnológicos podemos negar a afirmativa dada a relevância da profissão para pessoas físicas e jurídicas. Mas é necessário que os profissionais da Contabilidade estejam unidos na luta pela valorização da profissão, o que vemos claramente em outras áreas.

O contador do mundo contemporâneo já percebeu essa realidade e cada vez mais busca se aprimorar, estar aberto, é claro, em especial aos avanços tecnológicos, que são da maior importância nos tempos atuais. Entretanto, é preciso enfatizar que o conhecimento desse profissional, realizado através da constante educação, com participação em cursos, palestras e eventos específicos, é fundamental para o aprofundamento nas diversas questões da Contabilidade.

A propósito, devemos registrar tratar-se de um conhecimento muito específico, de múltiplas e novas variáveis, que terá repercussão no seu trabalho para o conjunto da sociedade, com demandas cada vez mais plurais.

Podemos dizer que o contador é o profissional habilitado por subsidiar toda área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa. É com envolvimento, conhecimento e responsabilidade que muito do futuro de pessoas físicas e jurídicas passa pelas suas mãos, como, por exemplo, os balanços contábeis e patrimoniais, a aplicação e controle de recursos em uma infinidade de demandas como da educação, saúde, segurança, que se não forem devidamente conferidos contabilmente pode acarretar sérios danos. Da mesma forma, passa por esse profissional todo o levantamento, controle e prestação de conta dos gastos e receitas de um simples condomínio, sejam quais forem suas dimensões.

Ressaltamos que a Contabilidade é uma ciência social aplicada e, como tal, estuda comportamentos de implicações econômico-financeiras, transformando-os em informações a subsidiar decisões e dirimir conflitos. É necessário esse entendimento.

A Contabilidade não somente está a serviço dos grandes, médios ou pequenos negócios, mas também das organizações públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, entre outras atividades.

Assim, o contador, com bom ouvido e visão plural da realidade que o circunda vai apontar novos caminhos. E com profissionalização, eficiência e sem amadorismos, valorizar cada vez mais a profissão escolhida.

*Contadora e professora universitária 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas