Variedades

AGENDA CULTURAL | 12/11

AGENDA CULTURAL | 12/11
Crédito: Divulgação

Cinema

Animação – A mostra de animação “Katsudo Shashin – Imagens em Movimento” exibirá 26 filmes nipônicos raros, entre longas, curtas e médias-metragens, pela primeira vez em Belo Horizonte. Para o público infantil, será exibido o anime “Panda Kopanda”, produzido pelo diretor e ganhador do Oscar Hayao Myazaki. Outro destaque da programação são os filmes da trilogia Animerama: “Senya Ichiya Monogatari”/“As mil e uma noites” e “Kureopatora”/“Cleópatra” (foto), concebidos por Osamu Tezuka. Os dois filmes pertencem à série de animações experimentais para adultos, com temática psicodélica e erótica.

Quando: 12 a 22 de novembro (19h30)
Quanto: entrada gratuita com retirada de ingressos meia hora antes da sessão na bilheteria
Onde: Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro)

Periferia – A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza a mostra “Periferia Cinema do Mundo”, que traz um panorama inédito da produção audiovisual das favelas e periferias da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Estão sendo exibidos cerca de 50 filmes de mais de 30 realizadores, entre curtas, longas, médias-metragens e séries.

Quando: até 17 de novembro
Quanto: entrada gratuita com ingressos distribuídos 30 minutos antes da exibição.
Onde: MIS Cine Santa Tereza MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89, Praça Duque de Caxias, Santa Tereza)

Música

Sons do Brasil – A Orquestra Sinfônica Heliópolis toca pela primeira vez na capital mineira, com participação especial d o sambista Diogo Nogueira. A abertura fica por conta do projeto mineiro de percussão Querubloco. Os shows do projeto Unilever Sons do Brasil acontecem em parques, praças e praias e misturam a música erudita tocada pela Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli com a música popular de diferentes nomes consagrados da música brasileira.

Quando: 17 de novembro (17h)
Quanto: entrada gratuita.
Onde: Praça da Estação Praça Rui Barbosa, 600, Centro)

Teatro

Tchekhov – A Companhia Brasileira de Teatro retorna aos clássicos com adaptação da peça do dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904). Inédita no Brasil, a obra recebeu o nome “Por que não vivemos?”, com direção de Márcio de Abreu. A peça trata de temas como o conflito entre gerações, as transformações sociais através das mudanças internas do indivíduo, as questões do homem comum, o legado para as gerações futuras – tudo isso na fronteira entre o drama e a comédia, com múltiplas linhas narrativas. No elenco, Camila Pitanga, Cris Larin, Edson Rocha, Josi Lopes, Kauê Persona, Rodrigo Bolzan, Rodrigo Ferrarini e Rodrigo dos Santos.

Quando: Até 18 de novembro, de sexta a segunda, às 19h30
Onde: Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Clientes BB têm 50% de desconto no valor da entrada, utilizando os cartões Ourocard

Artes plásticas

Modernismo – A mostra “Paul Klee – Equilíbrio Instável’ reúne mais de 120 obras entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais do artista suíço. A mostra é considerada a maior exposição de Klee (1879-1940) já realizada na América Latina e celebra o aniversário do CCBB-BH.

Quando: até 18 de novembro
Quanto: entrada gratuita (quarta a segunda-feira, das 10h às 22h)
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450, Funcionários)

Obra Aberta: Nós Somos os Propositores – Nós somos os propositores: não lhe propomos nem o passado, nem o futuro, mas o agora”. Essas palavras, da artista mineira Lygia Clark, que invocam a participação do público na construção da obra de arte, guiaram a montagem da exposição. São cerca de 40 objetos, dentre reproduções de documentos, fotografias e maquetes, reunidos a partir de pesquisa do setor Educativo sobre o acervo fotográfico, documental e expositivo do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro.

Quando: até 1º de dezembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Museu Mineiro – Sala Atrium (Av. João Pinheiro, 342)

Tradução Automática – A Revolução da Inteligência Artificial – A mostra, que chega à Aliança Francesa de Belo Horizonte, foi concebida pela Cité des Sciences et de l’Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria), um espaço Universcience, e conta com 16 obras, entre fotos, textos, áudio e vídeo que contextualizam o surgimento da tradução automática e sua evolução.

Quando: até 15 de novembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galeria Georges Vincent (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)

Selma Weissmann – A Galeria Labyrinthus apresentará a partir de 21 de outubro, obras da artista mineira Selma Weissmann. Sob a curadoria de Orange Matos Feitosa, a exposição ‘Avessos’ traz 56 obras, entre pinturas e desenhos. A artista é natural de Belo Horizonte e estudou na Escola Guignard de 1965 a 1975, onde também lecionou pintura e desenho nos anos 80. A artista participou de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.

Quando: até 20 de novembro
Quanto: entrada gratuita
Onde: Galeria Labyrinthus (rua Hermilo Alves, 322, Santa Teresa)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas