La Vinicola prepara abertura da quarta unidade

Depois de inaugurar sua terceira unidade, dessa vez no Vila da Serra, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o La Vinicola Wine Bar & Fingerfood já se prepara para abrir a quarta unidade, ainda este ano, e lançar o seu modelo de franquia no início do ano que vem.
De acordo com o sócio-proprietário da marca, Gustavo Cruz, a escolha do street mall “Passeio da Vila” se deu por uma questão de mercado, completando um circuito na região Centro-Sul, onde ficam as duas outras unidades: Buritis e Lourdes.
“O Vila da Serra, apesar de ser em Nova Lima, integra naturalmente a região Sul de Belo Horizonte. Sempre tivemos interesse no bairro que se tornou, nos últimos tempos, um importante polo gastronômico. Aqui temos um público exigente e aberto a novas experiências. Além disso, tem um clima mais frio, muito propício ao consumo de vinhos, então era o lugar ideal”, explica Cruz.
Ainda fazendo mistério sobre a próxima inauguração, o empresário adianta apenas que será uma casa, com capacidade para receber mais de 200 pessoas, e que ficará em uma cidade próxima a Belo Horizonte. As outras unidades têm capacidade entre 100 e 120 pessoas.
Com um modelo enxuto e pouco mais de três anos no mercado, a empreitada mais ousada será o lançamento da franquia no próximo ano. Além do bar, dois outros modelos serão oferecidos: o quiosque, para shopping centers, aeroportos, centros comerciais e outros pontos de grande circulação; e a bike wine, para quem quiser a possibilidade de levar o empreendimento para eventos particulares e corporativos com menor investimento.
“Criamos um modelo de negócio enxuto, abrindo mão de alguns rituais para facilitar o consumo de vinho. O sucesso das casas tem mostrado que há uma demanda crescente por vinho na cidade. E pesquisas mostram que isso acontece em todo o Brasil. A nossa estratégia é firmar a nossa liderança no segmento para sermos a primeira franquia de wine bar do Brasil”, pontua o sócio-proprietário do La Vinicola.
No ranking anual do consumo mundial de vinho divulgada pelo Statista, o Brasil ocupa a 17º posição, registrando 1,7 litro por pessoa. O maior mercado de consumo são os Estados Unidos, 3,26 bilhões de litros por ano. Na 2º posição está a França, com 2,7 bilhões de litros consumidos. A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) prevê expectativas de que no ano de 2019 o Brasil chegue a 400,1 milhões de litros importados.
Expansão – Algumas praças como a região da Pampulha e o bairro Santa Tereza (região Leste) da Capital e cidades como Ouro Preto (região Central), Juiz de Fora (Zona da Mata), Uberlândia e Uberaba (Triângulo), Ipatinga (Vale do Aço) e Montes Claros (Norte de Minas), já estão no foco da expansão via franchising.
Para ele, descomplicar o mundo dos vinhos é um ponto determinante da estratégia, porém não resolve tudo. Para agradar é preciso praticar um preço justo e ter atenção total ao serviço. A opção pelo fingerfood – comida destinada a ser consumida diretamente com as mãos – faz parte desse projeto.
“Hoje nosso maior trabalho é pesquisar para buscar os melhores vinhos dentro e fora do Brasil dentro de um custo atrativo para os nossos clientes. Esse é um trabalho que demanda esforço porque lidamos com a questão do câmbio, os acordos comerciais e a burocracia de importação. Também trabalhamos com vinhos nacionais. Não temos preconceito, o vinho só precisa ser bom”, completa.
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