Economia

Aeroporto de Ipatinga deve ter obras a partir de março

Aeroporto de Ipatinga deve ter obras a partir de março
Ainda não está definido, porém, se será necessária a interdição total dos voos no Aeroporto Regional durante a reforma - Crédito: Guilherme Bergamini

As obras de recuperação definitiva da pista de pouso e decolagens do Aeroporto Regional do Vale do Aço, conhecido como Aeroporto de Ipatinga, devem ter início após o período chuvoso, provavelmente em março do ano que vem.

Fruto de parceria estabelecida entre o governo de Minas e o governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), no valor de R$ 12,5 milhões, as intervenções deverão durar cerca de oito meses.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG), está na fase final de elaboração do edital de licitação, que deverá ser lançado nas próximas semanas.

Nos últimos dias, o secretário da Pasta, Marco Antônio Barcelos, reuniu-se com deputados, prefeitos e empresários da região para discutir o projeto e estabelecer o cronograma das obras.

As informações foram confirmadas pela Seinfra. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) respondeu que é de sua responsabilidade apenas as “questões burocráticas como a liberação de obras, homologação e cadastro do aeroporto”.

De acordo com a deputada Rosângela Reis, que participou do encontro na última semana, ainda não se sabe, porém, se será necessária a interdição total dos voos durante a reforma. “A proposta é que as obras ocorram em fases, dividindo a pista em duas partes, para permitir pelo menos os voos executivos”, informou.

No início deste ano, o terminal chegou a ficar interditado por dois meses, enquanto recebia obras emergenciais para reparar as péssimas condições da pista. Em abril, a Anac liberou as operações após a conclusão do reparo realizado pelo governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e DEER-MG.

Antes, em 15 de fevereiro, a Azul Linhas Aéreas anunciou que iria interromper suas atividades no Aeroporto de Ipatinga devido a problemas na pista. Em 19 de fevereiro, o aeródromo foi interditado pela Anac, que informou não ter como garantir se a estrutura oferecia segurança para receber voos.

Concessão – Outro objetivo do governo de Minas é incluir o aeroporto na próxima rodada de concessões do governo federal. Atualmente, o terminal está sob responsabilidade do Estado, mas é administrado pela empresa Socicam.

A expectativa é de que a sétima rodada de lotes de concessões ocorra entre o final de 2021 e início de 2022. O Executivo mineiro acredita que a medida possa ser uma saída para a atração de novos investimentos para o aeródromo.

Por fim, a Pasta já trabalha no procedimento de licitação para construção de hangares no Aeroporto Regional, demanda antiga dos empresários e de lideranças políticas da região, e lançará, em breve, consulta pública sobre o assunto.

A ideia é coletar contribuições para o modelo ideal para a construção e uso dos hangares e licitar a concessão com o direito de uso dos espaços para empresários, que poderão construir e operar as estruturas por um determinando período de tempo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas