Opinião

Um mercado de luxo em expansão

Um mercado de luxo em expansão
Crédito: Divulgação/ Pablo Slemenson - Vitra

Adriana Bordalo *

De acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os empreendimentos residenciais de médio e alto padrão foram responsáveis por 24% das unidades lançadas e 29,7% dos imóveis vendidos entre junho de 2018 e junho de 2019. Na contramão do crescimento econômico como um todo, o bom desempenho do setor se deve, principalmente, pelo entendimento das construtoras e incorporadoras especializadas neste público, sobre o perfil do seu consumidor, suas reais necessidades e desejos.

Embora se imagine que o segmento de alto padrão esteja mais restrito a São Paulo, Belo Horizonte e algumas regiões do entorno, tem um mercado em ascensão e um consumidor cada vez mais consciente das possibilidades e oportunidades que um imóvel de alto padrão oferece.

Além do potencial de retorno, no caso de quem compra para investir, atributos como tecnologia e inovação aplicadas à construção, Elegância, sofisticação e localização privilegiada são atrativos relevantes na busca por esses empreendimentos. Para atender e entender esses clientes, as construtoras realizam pesquisas profundas com o objetivo de identificar potenciais locais para a edificação do imóvel, assim como características da região e do público, faixa etária e de renda, tendências de design e acabamentos. Afinal, é fundamental garantir ao cliente uma qualidade de moradia, conforto, segurança e, claro, materiais exclusivos na construção e na decoração.

A localização é um dos primeiros pontos que diferencia um imóvel de alto luxo. O bairro precisa ser reconhecidamente nobre e possuir outros empreendimentos de mesmo padrão. A arquitetura também é um ponto de destaque e, aqueles com assinaturas de arquitetos ou construtoras de renome são ainda mais valorizados. Outro ponto de destaque é o revestimento. Materiais nobres utilizados na fachada, nos pisos e nas paredes trazem um toque a mais de sofisticação e, por isso, acabamentos importados em mármore, granito e madeiras são os mais indicados.

As opções de lazer no condomínio, além das tradicionais piscinas adulto e infantil, podem contar com spas, espaço fitness, cinema, espaço gourmet, salão de festas, pista de caminhada e cooper, piscina de raia aquecida, playground etc. As tecnologias também elevam o padrão dos empreendimentos. Apartamentos com fechaduras biométricas, tomadas USB, persianas elétricas, controle do sistema da casa por meio de aplicativos são itens que facilitam o dia a dia dos moradores. Portarias inteligentes, gerenciadas por agentes que, de maneira remota, controlam todo o acesso ao prédio 24 horas por dia, são mecanismos que garantem mais segurança e tranquilidade aos condôminos. A adoção dessa tecnologia de ponta impossibilita que a portaria seja rendida, já que todos os movimentos são gravados e registrados no sistema, facilitando o rastreamento de informações de entrada e saída de moradores, visitantes e prestadores de serviços.

A preocupação com a sustentabilidade de um imóvel e a qualidade de vida dos moradores é um ponto que está em crescimento no mercado de luxo. As construtoras de alto padrão estão atentas às mudanças e às novas tendências e tecnologias para o setor e buscam soluções pensando nos benefícios futuros. Os projetos que priorizem itens como economia de energia e de água, qualidade do ar interno, utilização adequada da iluminação e da luz natural, isolamento termoacústico, utilização de materiais atóxicos, conexão com a natureza e qualidade do ar e da água são ainda mais atrativos para clientes conscientes de temas relacionados à sustentabilidade e saudabilidade.

O mercado imobiliário de alto luxo cresce na contramão dos demais setores da economia. A oferta restrita estimula ainda mais esse ambiente, favorecendo a manutenção da demanda e garantindo liquidez aos empreendimentos. O público é exigente e busca imóveis diferenciados, que sejam sofisticados, elegantes, seguros, além da tendência de investimentos focados em saúde e bem-estar dos moradores, maior contato com a natureza e economia de recursos naturais.

*Diretora da RKM Engenharia

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas