SME

Debate CEOs 2020 sobre Desafios da Infraestrutura abre Semana da Engenharia

Começa nesta sexta-feira, 9, o mais importante evento da engenharia mineira: a Semana do Engenheiro. Na abertura, CEOs de grandes empresas e instituições ligadas à engenharia brasileira discutirão um tema que interessa de perto aos brasileiros: os desafios da infraestrutura. No Dia do Engenheiro, dia 11, data em que a profissão foi regulamentada, em 1933, haverá a entrega da medalha “Engenheiro do Ano”, ao diretor-presidente da holding Andrade Gutierrez S/A, Ricardo Sena. Nos outros dias da semana que vem, temas que interessam de perto aos engenheiros e à sociedade com um todo estarão em debate na SME.

A semana será aberta na sexta, pelo debate “CEOs da Engenharia 2020 – O Desafio da Infraestrutura”. Quatro temas estarão em discussão, na sede da SME. Pela manhã, os debates serão sobre “Engenharia e Inovação para a Infraestrutura”, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, e o diretor de Engenharia da Engelog, Luiz Felipe Alves; e “Produtividade e Atratividade para os Investimentos”, com o economista e ex-ministro do Planejamento Paulo Paiva e o presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão.

Na parte da tarde, também nesta sexta, os presidentes do Sindicato das Empresas de Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (Sicepot), Emir Cadar Filho, e o secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas, Marco Aurélio de Barcelos Silva, discutirão “Os portfólios e projetos para a infraestutura”. Fechando a programação, o debate será sobre “Perspectivas e tendências” para a infraestrutura brasileira nos próximos anos, com palestras do engenheiro José da Costa Carvalho Neto, diretor do Conselho Mundial de Energia e ex-presidente da SME e da Eletrobrás; e de Tiago Machado, diretor da Ericsson Brasil.

Ruído ambiental – Na segunda-feira, 9, a Semana da Engenharia irá discutir um tema que interessa de perto aos belo-horizontinos: o barulho. Na parte da manhã os participantes irão discutir “O ruído ambiental e uma nova legislação para Belo Horizonte”; e, na parte da tarde, “O desempenho acústico de edificações e os desafios da construção”. Ao final da manhã, será apresentada a proposta de uma nova lei para a prevenção, educação, combate e controle da poluição sonora em Belo Horizonte e será assinado termo de compromisso para o início da tramitação do projeto na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

De acordo com o engenheiro Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Desempenho Acústico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), 67% das queixas recebidas pelos órgãos ambientais nas grandes cidades são de poluição sonora. No caso de Belo Horizonte, a legislação que regula o assunto tem muitas inconsistências, tendo sido demandada por vários setores uma atualização. A discussão em torno das mudanças começou há quatro anos, reunindo músicos, donos de bares e restaurantes e entidades representantes de moradores, além de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte.

Segundo Krisdany Cavalcante, o resultado dessa discussão é o projeto de lei que será apresentado durante a Semana do Engenheiro e que será encaminhado à Câmara Municipal de Belo Horizonte. Durante o evento, haverá a assinatura de um termo de compromisso para formalizar o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal ao início da tramitação da proposta.

Igualmente elevado, segundo Krisdany Cavalcante, é o volume de queixas quando ao desempenho acústico de edificações, fato que, segundo ele, tem gerado muitas ações judiciais. Durante a Semana da Engenharia, ele irá apresentar as duas novas normas da ABNT que tratam do assunto, a NBR 10151 e a NBR 10152, além da norma ISO que trata apenas da acústica de edificações. Segundo ele, as normas da ABNT são de aplicação compulsória e foram fruto de uma ampla discussão que envolveu representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e várias universidades, como a Unicamp, Universidade São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Tendo em vista os recentes acidentes em obras de engenharia ocorridos no Brasil, como o desmoronamento de barragens, e o aumento das ocorrências que sempre acontece nos períodos de chuva, um dos temas em debate na “Semana da Engenharia” será a “Redução de riscos nas atividades da engenharia”. Serão quatro painéis: “Direito Aplicado à Engenharia”, “Inspeção predial: mercado, desafios e oportunidades”, “A importância da inspeção e manutenção predial na redução de riscos” e “Gestão de riscos e desastres em Belo Horizonte. O debate será no dia 10, a partir de 18h.

Engenheiro do Ano – No dia 11, quando se comemora o Dia do Engenheiro, acontecerá a entrega da medalha “Engenheiro do Ano”, ao engenheiro Ricardo Sena, presidente da Andrade Gutierrez S/A. Na empresa, ele está desde 1981, onde começou como Chefe do Departamento de Orçamento. Desde julho de 2015, ele é o presidente da holding Andrade Gutierrez e presidente do Conselho de Administração do Grupo AG.

Nestes cargos, é o timoneiro da volta por cima que a empresa está dando depois de envolvida na Operação Lava Jato, em 2015. Porém, a empresa se reorganizou. Melhorou sua política de compliance, investiu em inovação, na busca da excelência operacional e reduziu ao máximo as operações com o poder público.

O resultado concreto é o faturamento de R$ 4,5 bilhões previsto para este ano. Hoje, aos 71 anos, a Andrade Gutierrez S/A é um conglomerado de empresas que atua nas áreas de engenharia, concessão de serviços públicos, geração de energia, telecomunicações e saneamento básico; que tem cerca de 50 mil funcionários, já executou mais de 900 projetos e atua hoje no Brasil, América Latina, EUA, Europa e África. Nesses dois últimos continentes, por meio da suas subsidiárias Zagope e Inzag, com sedes em Lisboa e Berlim.

Por ter conseguido fazer a Andrade Gutierrez dar a volta por cima, ele foi escolhido “Engenheiro do Ano” pela SME. De acordo com a entidade, a escolha se deu porque a Andrade Gutierrez soube se manter firme e com êxito no propósito de recuperar a sólida posição que tinha como uma das mais importantes companhias multinacionais brasileiras de engenharia.

Atualidade – No fechamento da Semana do Engenheiro estão dois debates sobre temas extremamente atuais. O primeiro é sobre “O sucesso em processos seletivos e na carreira profissional”; o segundo, sobre as energias renováveis. O primeiro debate tem com pano de fundo o aparecimento de sinais de reaquecimento da economia, com a retomada da construção civil. De acordo com o presidente da SME, Ronaldo Gusmão, o número de postos de trabalho de engenheiro perdidos caiu de 17.771 em 2015 para apenas 238 no acumulado entre janeiro e outubro deste ano. Segundo Gusmão, o Brasil está há quatro meses com saldo positivo na abertura de vagas de engenheiro. “Isso sim é uma notícia para ser comemorada”, ressaltou o presidente da SME.

O debate sobre as perspectivas para a carreira de engenheiro será na quinta, 12, à noite, e poderá ser extremamente útil para quem busca uma vaga. Os painéis serão sobre “Como responder sobre seu estilo durante a entrevista”, “Os bastidores de um processo seletivo – o olhar de um headhunter” e sobre “Marketing pessoal para engenheiros, construção de carreira e marca pessoal”. O evento também será a partir de 18h.

No encerramento da Semana do Engenheiro, o debate será sobre “As energias renováveis – tecnologias e aplicações”. O evento acontece em um momento particularmente delicado, quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública para a mudança nas regras da geração distribuída de energia solar. Serão três painéis, sobre “Eficiência e soluções energéticas”, “Impactos da geração distribuída na rede de distribuição” e “Energia eólica – desafios e perspectivas”.

Os debates acontecerão na sede da SME, na rua Timbiras, 1.514. Para participar, é preciso fazer a inscrição prévia, pelo Sympla, em www.sympla.com.br/sme. Confira a programação completa, com palestrantes e horário no site da SME, em www.sme.org.br.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas